Commodities

AgRural vê recuperação no plantio de soja no RS e Brasil alinhado com média histórica

25 nov 2019, 11:11
Soja Agronegócio
Em Mato Grosso, maior produtor brasileiro, 99% da área está semeada (Imagem: Reuters/José Roberto Gomes)

O plantio de soja da safra 2019/20 atingiu 79% da área estimada para o Brasil, de acordo com levantamento da AgRural, que apontou avanço semanal de 12 pontos e uma semeadura alinhada à média de cinco anos para época, após um atraso nos trabalhos por problemas climáticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na comparação com a temporada passada, quando o plantio foi um dos mais acelerados da história, o ritmo dos trabalhos está dez pontos atrás.

Em Mato Grosso, maior produtor brasileiro, 99% da área está semeada “e as lavouras se desenvolvem bem”.

O plantio também já caminha para a reta final no Paraná e em Mato Grosso do Sul.

“Nesses dois Estados, o tempo mais seco e quente da semana passada não chegou a causar danos, mas as lavouras se desenvolvem de forma irregular e é preciso que as chuvas mostradas nas previsões se confirmem o quanto antes.”

plantio também já caminha para a reta final no Paraná e em Mato Grosso do Sul (Imagem: Reuters/Kia Johnson)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com dados do terminal Eikon, da Thomson Reuters, boas chuvas devem atingir as principais regiões produtoras do país nesta semana.

Segundo a consultoria, “a mesma massa de ar seco que desviou as chuvas do Paraná e de Mato Grosso do Sul na semana passada foi boa para o Rio Grande do Sul, onde o plantio, que vinha muito atrasado devido ao excesso de umidade, saltou de 26% para 59%”.

“Isso significa que quase 2 milhões de hectares foram plantados no Estado em apenas sete dias.”

No Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba), por outro lado, a irregularidade das precipitações segue sendo a marca deste início de safra, e o atraso no plantio se amplia, especialmente na Bahia e no Piauí, disse a AgRural em relatório, que contabilizou o plantio até a última quinta-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A AgRural estima que o Brasil plantará soja em 36,4 milhões de hectares em 2019/20, enquanto a produção potencial, baseada em linha de tendência de produtividade, é calculada em recorde 120,7 milhões de toneladas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar