BusinessTimes

Air India se aproxima de pedido histórico de até 500 jatos, dizem fontes

11 dez 2022, 12:42 - atualizado em 11 dez 2022, 12:42
Boeing
Os pedidos incluem até 400 jatos de fuselagem estreita e 100 ou mais de fuselagem larga, incluindo dezenas de Airbus A350 e Boeing 787 e 777 (Imagem: Shutterstock/askarim)

A Air India está perto de fazer pedidos históricos de até 500 jatos no valor de dezenas de bilhões de dólares da Airbus e da Boeing, enquanto realiza um renascimento ambicioso sob o conglomerado Tata Group, disseram fontes do setor neste domingo.

Os pedidos incluem até 400 jatos de fuselagem estreita e 100 ou mais de fuselagem larga, incluindo dezenas de Airbus A350 e Boeing 787 e 777, disseram as fontes, falando sob condição de anonimato enquanto os retoques finais são dados no gigantesco negócio nos próximos dias.

Tal acordo pode chegar a 100 bilhões de dólares a preços de tabela, incluindo quaisquer opções, e estar entre os maiores de uma única companhia aérea em termos de volume, ofuscando um pedido combinado de 460 jatos Airbus e Boeing da American Airlines há mais de uma década.

Mesmo após descontos significativos esperados, o acordo valeria dezenas de bilhões de dólares e encerraria um ano volátil para uma indústria cujos jatos voltaram a ter demanda após a pandemia, mas que enfrenta crescentes pressões industriais e ambientais.

Airbus e Boeing se recusaram a comentar. A Air India, de propriedade do Tata Group, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O possível pedido ocorre dias depois que a Tata anunciou a fusão da Air India com a Vistara, uma joint venture com a Singapore Airlines, para criar uma maior transportadora de serviços completos e fortalecer sua presença nos céus domésticos e internacionais.

Esse acordo dá à Tata uma frota de 218 aeronaves, consolidando a Air India como a maior transportadora internacional do país e a segunda maior no mercado doméstico depois da líder IndiGo.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.