Economia

Alberto Fernández corre para escolher novo ministro da Economia da Argentina

03 jul 2022, 14:04 - atualizado em 03 jul 2022, 14:04
Alberto Fernandez presidente argentina
Pressão: Fernández corre contra o tempo para definir novo titular da Economia, em meio a disputa com sua vice-presidente, Cristina Kirchner (Imagem: Gabriel Bouys/Pool via Reuters)

O presidente argentino, Alberto Fernández, realizava reuniões e telefonemas neste domingo (3) em busca de um novo ministro da Economia após a renúncia de Martín Guzmán, o que aprofundou a crise política no país

O nome do novo ministro deve ser anunciado ainda neste domingo, embora o governo nada tenha dito. “Nenhuma notícia”, disse uma porta-voz à Reuters diante do silêncio oficial.

A disputa de poder na coalizão governista com o confronto público entre Fernández e sua influente vice-presidente Cristina Kirchner – o que poderia agravar as dificuldades financeiras e acelerar a inflação alta – está prejudicando o cenário, concordam analistas.

“Estamos enfrentando uma crise política complexa, agravada pela luta pelo poder. Quem assumir o ministério terá uma tarefa complicada”, disse Rosendo Fraga, analista político.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fernández busca nome com apoio político

Outro colega seu enfatizou que “Alberto Fernández está em um dia-chave em que deve acertar o nome de seu ministro da Economia, mas ele deve ter consenso político e apoio para tomar medidas urgentes em uma situação complexa” na Argentina.

A saída de Guzmán no sábado tomou de surpresa o governo de centro-esquerda, que está registrando os mais baixos índices de aprovação após assumir no final de 2019.

A Argentina enfrenta uma inflação mínima projetada de 70% até 2022, déficit fiscal elevado, emissão de moeda e colapso do mercado, colocando a terceira maior economia da América Latina entre as piores entre as nações emergentes.

Uma fonte do governo disse à Reuters no sábado que a saída de Guzman se deveu à falta de apoio político que ele sentiu para aprofundar uma série de medidas, no momento em que o risco-país atingiu um recorde histórico.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

reuters@moneytimes.com.br