Alemanha é mais um país europeu a enviar tropas para a Groenlândia
A Alemanha enviará 13 soldados para a Groenlândia nesta quinta-feira (15), como parte de uma missão de reconhecimento com outras nações europeias, informaram o governo alemão e o Ministério da Defesa.
A movimentação, anunciada hoje, se dá em meio a exigências do presidente Donald Trump para que Washington tenha o controle da ilha.
A missão, preparada a pedido da Dinamarca, ocorrerá de quinta a sábado, com o objetivo de explorar possíveis contribuições militares para reforçar a segurança da região, disse um comunicado do Ministério da Defesa, que poderia, por exemplo, incluir vigilância marítima.
Trump tem dito repetidamente nas últimas semanas que a Groenlândia, território autônomo da Dinamarca estrategicamente localizado e rico em minerais, é vital para a segurança dos EUA e que os Estados Unidos devem possuí-la para impedir que a Rússia ou a China a ocupem.
Segundo ele, todas as opções estão sobre a mesa para garantir o território, retórica que tem tensionado severamente as relações entre a Europa e os EUA.
Mais cedo nesta quarta-feira, a Suécia e a Noruega anunciaram que devem enviar pessoal militar para a ilha.
Ministra das Relações Exteriores da Groenlândia fala em cooperação com EUA
A ministra das Relações Exteriores da Groenlândia, Vivian Motzfeldt, disse hoje que deseja fortalecer a cooperação com os Estados Unidos, mas seu país não quer ser propriedade dos EUA.
Os comentários foram feitos após Motzfeldt e seu colega dinamarquês se reunirem com autoridades norte-americanas em Washington.