Algorand acrescenta suporte à USDC para impulsionar ampla adesão da stablecoin
Agora, a stablecoin USD Coin (USDC) possui suporte do blockchain Algorand, segundo anúncio dessa quarta-feira (9) pelo CENTRE — consórcio fundado pela Coinbase e pela Circle. Algorand se torna o segundo blockchain a fornecer suporte para a moeda, junto com a Ethereum.
Today, Centre Consortium announced that Algorand is an official #blockchain for USD Coin! USDC is now available on Algorand MainNet, bringing major #scalability & #performance improvements to help support USDC's expanding use cases: https://t.co/v7aIfd3zPA @coinbase @circlepay pic.twitter.com/zguXcyDCVa
— Algorand Technologies (@Algorand) September 9, 2020
Segundo uma declaração da CENTRE, Algorand permitirá que usuários operem USDC — a segunda maior stablecoin atrás de tether (USDT), com mais de 7% da participação global de mercado — a uma velocidade de mais de mil transações por segundo (TPS) com uma taxa de transação de 1/20 de um centavo, tornando transações mais rápidas e baratas que as da Ethereum. Ethereum pode processar 15 TPS a uma taxa média de transação de US$ 2,65.
“Conforme comprovado pelo crescimento recente e muito rápido no uso de stablecoins em blockchains públicos como Ethereum, existe uma grande necessidade de infraestruturas de blockchain que possam escalar para fornecer suporte a processamento de transações mais alto e baixas taxas na infraestrutura pública de blockchain de primeira camada”, disse CENTRE no anúncio.
Escalabilidade é a capacidade de um sistema ou rede se ampliar e fazer a gestão da crescente demanda. Primeira camada é o termo usado para descrever a arquitetura principal e subjacente do blockchain.
O anúncio vem quase duas semanas após o lançamento recente da atualização “USDC 2.0”, que permite que serviços, como desenvolvedores de carteiras, a fornecer suporte para USDC no pagamento de taxas de transações em nome de seus usuários, também chamado de “gasless sends” (algo como “envios sem gás”) na rede Ethereum.
Taxas de gás são pagamentos feitos pelos usuários aos mineradores para compensar o poder computacional necessário para processar e validar transações no blockchain Ethereum.
Em uma declaração, Alesia Haas, diretora financeira da Coinbase, disse que a iniciativa poderia abrir mais portas para a ampla adesão da stablecoin.
“Expandir USDC da Ethereum para outros blockchains como Algorand irá certificar que USDC tem a flexibilidade para fornecer suporte a tudo, desde projetos emergentes DeFi a instituições financeiras de grande escala.”