Inteligência Artificial

Alibaba (BABA34) anuncia plano para data center no Brasil e revela seu modelo de IA mais poderoso

24 set 2025, 5:24 - atualizado em 24 set 2025, 6:06
Alibaba queda vendas descontos promoções e-commerce china
Demanda de IA faz Alibaba ampliar quantidade de data center e anunciar unidade no Brasil (Reuters/Thomas Peter)

A empresa chinesa de comércio eletrônico Alibaba (BABA34) anunciou nesta quarta-feira (24) que planeja abrir um data center no Brasil, como parte da aceleração de sua estratégia global para inteligência artificial. A previsão é que França e Holanda também tenham unidades da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Brasil, a Alibaba opera, principalmente, no varejo com a sua marca de comércio eletrônico AliExpress.

“A velocidade do desenvolvimento da indústria de IA superou em muito nossas expectativas e a demanda da indústria por infraestrutura de IA também ultrapassou o que prevíamos”, disse o CEO da Alibaba, Eddie Wu, durante a conferência anual da empresa.

Em comunicado ao mercado, a companhia também afirmou que ampliará instalações no México, Japão, Coreia do Sul, Malásia e Dubai ao longo do próximo ano, expandindo sua rede atual de 91 zonas de operação em 29 regiões.

A expansão ocorre à medida que a Alibaba posiciona a IA, que inclui a nuvem, como uma prioridade central de negócios, ao lado de suas operações tradicionais de comércio eletrônico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No início deste ano, a empresa anunciou planos para investir US$ 53 bilhões em infraestrutura relacionada à IA nos próximos três anos, à medida que a competição pelo desenvolvimento de capacidades avançadas de IA se intensifica entre as empresas de tecnologia chinesas.

“Os investimentos em data centers no exterior ajudarão a expandir a influência da Alibaba entre desenvolvedores internacionais de IA e usuários corporativos”, avaliou Lian Jye Su, analista-chefe da empresa de pesquisa tecnológica Omdia.

Modelos de inteligência artificial

Também nesta quarta-feira, a Alibaba revelou seu maior modelo de linguagem em inteligência artificial até hoje, o Qwen3-Max. A empresa havia lançado o modelo Qwen 3 em abril.

O modelo possui mais de 1 trilhão de parâmetros, variáveis que determinam como um sistema de IA processa informações, e apresenta destaque especial na geração de código e nas capacidades de agentes autônomos, afirmou Zhou Jingren, diretor de tecnologia da Alibaba Cloud, durante a conferência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Capacidades de agentes autônomos significam que o sistema de IA necessita de menos comandos humanos do que um chatbot como o ChatGPT e é capaz de tomar decisões e agir de forma independente para alcançar um objetivo definido pelo usuário humano.

A Alibaba citou benchmarks de terceiros, como o Tau2-Bench, afirmando que o modelo superou produtos concorrentes, incluindo o Claude da Anthropic e o DeepSeek-V3.1, em certos indicadores.

Outros produtos de IA apresentados nesta quarta-feira incluem o Qwen3-Omni, um sistema multimodal e imersivo, voltado para aplicações em realidade virtual e aumentada, como óculos inteligentes e cockpits inteligentes.

A Alibaba também anunciou uma parceria com a Nvidia para desenvolver capacidades físicas de IA, abrangendo desde a síntese e o processamento de dados até o treinamento de modelos, simulação de ambientes, aprendizado por reforço e testes de validação de modelos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.