Alok, Lula e Corrêa do Lago: Os brasileiros entre os 100 principais líderes climáticos da Time
 
						A revista Time divulgou uma lista com os 100 líderes climáticos mais influentes do mundo em 2025.
Na lista, destaque para a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, e a pesquisadora da Embrapa Mariangela Hungria da Cunha.
Quem também está entre os nomes é o DJ Alok, que, segundo a publicação, apoia os direitos dos povos indígenas e a proteção da floresta Amazônica. Todo o lucro e os royalties de seu álbum “The Future is Ancestral”, cocriado com oito diferentes comunidades indígenas e lançado em 2024, foram destinados às comunidades participantes.
- CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente
Pesquisadora da Embrapa
A agrônoma e microbiologista Mariangela Hungria foi vencedora do World Food Prize 2025, por ter ajudado a Embrapa a desenvolver microrganismos inovadores de solo que permitem que culturas como as leguminosas capturem nitrogênio do ar, reduzindo a necessidade de fertilizantes químicos caros e prejudiciais ao meio ambiente.
Suas inovações — fruto de décadas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico — hoje são utilizadas em todo o mundo, inclusive em 40 milhões de hectares no Brasil.
As ações contribuíram para o aumento da produtividade agrícola, posicionando o Brasil como líder mundial na exportação e produção de soja, o que levou a uma economia estimada de US$ 25 bilhões por ano aos agricultores e evitaram a emissão de 230 milhões de toneladas de CO₂ equivalente.
Corrêa do Lago e Lula
Quanto ao embaixador brasileiro Corrêa do Lago, a publicação destaca o trabalho à frente da COP30 e seus esforços para coordenação de um “mutirão global” para discutir ações concretas capazes de romper a paralisia geopolítica em torno da transição climática.
Sobre Lula, a revista Time destaca a fala do presidente na COP27, do Egito, em 2022, pouco depois de vencer as últimas eleições, de que o “Brasil está de volta”.
Lula trabalhou para transformar o Brasil em um líder climático, com a COP30 na Amazônia sendo o coroamento de seus esforços na área ambiental.
Desde que assumiu o cargo, o governo brasileiro intensificou o combate ao desmatamento ilegal, alcançando os níveis mais baixos de destruição da Amazônia em uma década.
O governo também inovou em novas formas de financiar a proteção ambiental, incluindo o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), um fundo de US$ 125 bilhões voltado à preservação das florestas tropicais e que oferece retorno financeiro aos investidores.
 
							 
				 
				 
				![[Conteúdos gratuitos] Assista ao Giro do Mercado e outros programas exclusivos em nosso Youtube](https://www.moneytimes.com.br/uploads/2024/01/banner-html-28.png) 
						 
                 
                     
                     
                     
                     
                     
                     
                     
                    