Giro do Mercado

Alta expressiva do dólar tende a provocar revisão em planos de investimentos das empresas, diz economista da Nomad

17 dez 2024, 16:23 - atualizado em 17 dez 2024, 16:24
dólar itaú bba o que esperar para a moeda morning times ibovespa lula banco central
(Imagem: Pexels)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

A alta do dólar tende a provocar mais inflação, levar a novos aumentos nos juros e trazer como consequência revisões nos planos de investimentos das empresas brasileiras, disse Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad no Giro do Mercado desta terça-feira (17).

Nesta tarde, o dólar, acentuando a tendência vista nas últimas semanas, atingiu o patamar de R$ 6,20 (+1,87%) — a maior cotação intradia desde a criação do real, em 1994.

Segundo Igliori, a desvalorização frente ao real causa um impacto inflacionário significativo, que tende a se intensificar conforme o tempo. “Isso deve provocar uma revisão nos planos de investimentos do setor privado, levando a um contexto econômico similar ao de 2015 e 2016, com risco de recessão”, diz o economista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já em relação à reunião do Fed (Federal Reserve) – que começou hoje e terminará amanhã -, o economista aponta que apesar da expectativa do mercado de um corte de 0,25 ponto percentual nos juros básicos dos Estados Unidos, ainda restam dúvidas sobre e continuidade do ciclo de cortes em 2025.

“As políticas do presidente eleito Donald Trump devem provocar aumento da inflação por lá, e isso será um componente a mais de incerteza para a economia global”, diz o economista da Nomad.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados.
Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar