Empresas

Alupar (ALUP11) anuncia operação comercial de projeto que conecta Roraima ao SIN

22 set 2025, 18:54 - atualizado em 22 set 2025, 18:59
ALUPAR
(Imagem: Divulgação)

A Alupar (ALUP11) informou nesta segunda-feira (22) que a Transnorte Energia (TNE), controlada em conjunto com a Eletronorte, recebeu do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) autorização para iniciar a operação comercial de suas instalações de transmissão. Com isso, a companhia passa a ter direito ao recebimento de receita a partir de 16 de setembro de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto da TNE contempla 724 quilômetros de linhas de transmissão em 500 kV, em circuito duplo, conectando a subestação Engenheiro Lechuga, no Amazonas, às subestações Equador e Boa Vista, em Roraima. A infraestrutura conta com uma Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 561,7 milhões no ciclo tarifário 2025/2026.

O empreendimento integra Roraima – último estado ainda isolado – ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Segundo a companhia, a expectativa é de maior segurança e confiabilidade no fornecimento, redução da dependência de geração emergencial e acesso a uma matriz mais limpa, eficiente e de menor custo, com impactos positivos para o desenvolvimento regional.

A execução do projeto enfrentou desafios técnicos, logísticos e ambientais, além de um longo processo de discussões regulatórias e arbitrais iniciadas em 2022, disse a empresa.

Após acordos firmados em 2022 e 2025, a obra foi reconhecida como de interesse estratégico e concluída dentro do prazo de 1.090 dias contados da liberação definitiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar