Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Amado pelos brasileiros, Pix vira dor de cabeça para bancos

22/06/2021 - 16:57
Pix Banco
Ainda segundo a equipe, a transferência pode estar por trás da queda da utilização do cartão de débito no primeiro trimestre (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Pix, novo sistema de pagamento instantâneo lançado pelo Banco Central no ano passado, já caiu na graça do brasileiro por conta de sua praticidade e por ser mais barato que os tradicionais TED e DOC.

Segundo dados do BC, o novo sistema tem obtido rapidamente a aceitação do público e manteve um forte CMGR (crescimento médio ponderado) tanto em volume de dinheiro (acima de 50%) quanto em número de transações (acima de 60%) desde novembro.

De acordo com a XP, em relatório obtido pelo Money Times, não é novidade que o uso do Pix em transações mudaria o mercado, mas o ritmo que tem conseguido manter é excelente.

“O Pix experimentou um forte crescimento em seu uso como ferramenta de transferência de crédito, ultrapassando o TED em número de transações em janeiro de 2020, boletos de pagamentos em março de 2021 e em abril de 2021 ultrapassando o uso de ambas as ferramentas combinadas”, apontam os analistas Marcel Campos, Matheus Odaguil e Artur Alves.

Ainda segundo a equipe, o PIX pode estar por trás da queda da utilização do cartão de débito no primeiro trimestre.

“Do lado da transferência, vemos a sólida penetração do Pix como um fator negativo para os bancos em geral, especialmente para os incumbentes, já que costumavam cobrar R$ 10 de taxas por transação, embora a transação pudesse ser gratuita para os clientes dependendo do número de transações”, dizem.

No caso dos pagamentos, o impacto, segundo eles, é menos sentido, mas é possível ver alguns dos temores se materializando, “já que os números mais fracos do cartão de débito podem ser sinais de substituição pela nova ferramenta que pode acabar ameaçando as linhas de cartões de crédito no futuro quando os novos recursos do Pix entrarem em ação”, completam.

Gostou desta notícia? Baixe o nosso app para ler, em apenas um clique, esta e mais de 150 matérias diárias.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Vitória Fernandes - 23/06/2021 - 10:01

Pela Web