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Amazon Brasil: Empresa apresenta impacto de R$ 25 bi no PIB; veja os planos da gigante para o país

16 abr 2024, 14:34 - atualizado em 16 abr 2024, 14:34
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Amazon apresentou o relatório “De A a Z — Os impactos da Amazon no Brasil” (Imagem: Divulgação/Amazon)

A Amazon apresentou, em evento a jornalistas nesta terça-feira (16), o impacto da companhia no Brasil ao longo dos 13 anos em que está no país. De acordo com os dados, nesse período o investimento foi de R$ 33 bilhões, com uma contribuição de mais de R$ 25 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB).

Os investimentos foram voltados para infraestrutura e salários em áreas de logística, entretenimento, serviços de nuvem e de incentivos para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

Nos dados do relatório “De A a Z — Os impactos da Amazon no Brasil”, há ainda a geração de mais de 18 mil empregos, entre empregados diretos e indiretos e mais de 165 mil empregos externos.

A companhia desembarcou no Brasil em 2011, com o lançamento do Amazon Web Services. No ano seguinte, foi a vez do Kindle chegar ao país, seguido dos livros em 2014 e do Prime Video em 2016.

Foi em 2017 que chegou o marketplace da Amazon Brasil, reunindo vendedores dentro da plataforma. Em 2019, varejo, Prime e Alexa se juntaram ao portfólio de produtos e serviços oferecidos pela companhia fundada por Jeff Bezos.

O presidente da Amazon no Brasil, Daniel Mazini, destacou o investimento logístico da empresa, aliado a tecnologia e experiência do cliente. Ele afirmou que os grandes diferenciais da Amazon frente aos seus pares são os três focos: consumidor; inovação/tecnologia; pensamento de longo prazo.

Remessa conforme não preocupa

Mazini aponta que o volume de vendas da Amazon Brasil que vem do exterior representa uma pequena parcela. Ele explica que, apesar de existir uma venda importante de produtos vindos de fora, é muito pequena comparada com a parcela local.

“A nossa força da venda local [no Brasil] são os empreendedores, parceiros e marcas domésticas. A gente também faz uma parte de internacional interessante, se você isolar isso sozinho parece algo super bom, mas a gente olhando para o negócio como um todo vê que a participação do local é muito maior”, explica o presidente da Amazon no Brasil.

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Daniel Mazini, presidente da Amazon no Brasil (Imagem: Divulgação/Amazon)
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Em relação ao Remessa Conforme, ele explicou que a Amazon já fazia muitos dos processos implementados pelo programa da Receita Federal, que estabelece tratamento aduaneiro mais célere e econômico para empresas de comércio eletrônico.

Vale lembrar que a Amazon aderiu ao programa, junto com outros nomes como Shein, AliExpress e Mercado Livre.

Amazon em expansão no Brasil

Em relação à sua trajetória, a expansão da Amazon.com.br levou a empresa a ir de dois Centros de Distribuição (CD) em São Paulo, dedicados exclusivamente aos livros, para 10 CDs e 64 estações de entrega em todo o país.

Com essa infraestrutura, a companhia consegue atender todos os pedidos dos consumidores em 100% dos municípios brasileiros, mostra o relatório.

Neste sentido, um dos grandes pilares de investimentos da companhia são as pequenas e médias empresas, que compõem 99% dos vendedores parceiros presentes no marketplace Amazon.

Atualmente, a Amazon.com.br conta com mais de 78 mil na categoria de vendedores parceiros, um crescimento de 53% em um ano, com mais de 18,4 milhões de produtos disponíveis no site.

Os esforços logísticos da companhia englobam o desenvolvimento de Centros de Distribuição que reúnam os itens do varejo e também de marketplaces, a fim de reunir uma série de itens num mesmo pedido com mais agilidade e menos custos.

Até o momento há dois centros que operam dessa forma, em Porto Alegre e em São Paulo. Existe a pretensão de que CDs conjuntos como esses sejam implementados nos 7 estados em que a Amazon opera.

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
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