BusinessTimes

Ambev (ABEV3) e Heineken: 2º trimestre foi melhor? Há motivos para acreditar que sim, segundo BofA

01 jul 2022, 15:12 - atualizado em 01 jul 2022, 15:12
Ambev
Fundamentos se mostraram marginalmente mais saudáveis no segundo trimestre, afirma o Bank of America (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O segundo trimestre mostrou sinais encorajadores para a indústria de cervejas, indicando que os últimos três meses podem ter sido melhores para as empresas do setor do que no início do ano, diz o Bank of America (BofA).

O banco avalia que, embora os preços das cervejas tenham continuado em trajetória ascendente, com a Heineken liderando o aumento no canal off-premise (supermercados), os fundamentos se mostraram marginalmente mais saudáveis, com as cervejarias e o canal de foodservice apresentando contratações líquidas positivas até maio e a produção industrial retomando no trimestre.

“Vimos cervejarias tendo dois meses de adições líquidas de trabalhadores formais, com 70 adições no trimestre a partir de maio em Frutal, onde a Cervejaria Cidade Imperial tem uma unidade. Nos últimos 12 meses, Igrejinha, a cidade que abriga diversos produtores artesanais e a Heineken, vem liderando a atração de trabalhadores para a indústria cervejeira”, afirma.

“Ao mesmo tempo, vemos a produção industrial de bebidas alcoólicas e soft drinks voltando para o território positivo”, acrescenta o BofA.

Por outro lado, a ocorrência de chuvas acima da média no período em estados importantes, como Rio de Janeiro e Ceará, limitou a experiência fora de casa.

Reviravolta no índice de preços

O BofA observou um recuo, em termos reais, de 7% no índice de preços da cerveja desde o início do ano, arrastado pela queda nos preços do alumínio e uma apreciação da moeda real.

Por outro lado, destaca o BofA, tensões geopolíticas, o impacto ainda desconhecido da subaplicação de fertilizantes e o efeito da redução de capacidade sobre os preços do alumínio podem desempenhar um papel importante na formação dos preços para o próximo ano.

O BofA tem recomendação neutra para a Ambev (ABEV3), com preço-alvo de R$ 18, devido a um cenário macroeconômico desafiador de inflação elevada.

Participe do grupo Comprar ou Vender no Telegram!

Faça parte do grupo do Comprar ou Vender no Telegram. Você tem acesso em primeira mão às principais indicações de investimentos dos analistas brasileiros e estrangeiros e ainda participa das discussões sobre os temas. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin