Americanas (AMER3) fecha 9 lojas em setembro e base de clientes segue em queda

A Americanas (AMER3) divulgou nesta terça-feira relatório mensal sobre as operações da companhia em meio ao processo de recuperação judicial, sinalizando o fechamento de nove lojas em setembro ante agosto.
A companhia encerrou setembro com um parque de 1.551 lojas no Brasil ante 1.560 unidades em agosto. Desde outubro do ano passado, a rede de varejo fechou 126 lojas, segundo o documento enviado ao mercado.
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Segundo os dados, a Americanas fechou lojas em todos os meses desde outubro do ano passado.
“O movimento segue a dinâmica de sazonalidade do varejo, somada ao plano de transformação da companhia, que prevê revisões de curto e médio prazos, incluindo fechamentos de unidades, reduções, aumentos de áreas de vendas e eventuais aberturas”, afirmou a companhia no documento.
A empresa afirmou também que, com base em sua “estratégia de eficiência operacional“, prevê ainda para este ano a abertura de uma nova unidade.
A base de clientes ativos da companhia fechou setembro em 44,5 milhões ante 45,3 milhões em agosto e 46,3 milhões em julho. A base tem encolhido mensalmente desde abril deste ano, quando era de 47,9 milhões, pico do ano.
A Americanas ainda informou que terminou o terceiro trimestre com um caixa total de R$ 573 milhões, ante R$490 milhões em agosto. Em abril, o caixa total somava cerca de R$1 bilhão.
A Americanas segue em processo de recuperação judicial após a revelação de uma fraude bilionária em 2023, que provocou forte crise financeira e de credibilidade. Desde então, a empresa vem passando por uma reestruturação profunda, com fechamento de lojas, redução de custos e busca por eficiência operacional.
Os resultados balanços mais recentes indicam avanços nesse processo: o prejuízo líquido foi reduzido significativamente, o Ebitda voltou ao campo positivo e o volume de vendas (GMV) cresceu tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas.
Ainda assim, a companhia enfrenta desafios para retomar rentabilidade e reconquistar clientes, em meio a um ambiente competitivo e à necessidade de recuperar sua reputação no mercado.
*Com Reuters