Americanas (AMER3) terá novo CEO; veja quem assume

A Americanas (AMER3) elegeu Fernando Dias Soares como seu novo CEO, mostra documento enviado ao mercado nesta segunda-feira (25).
Leonardo Coelho, o atual presidente, passará a integrar o comitê financeiro da companhia.
Antes sócio da consultoria Alvarez & Marsal, especialista em reestruturação de empresas, Coelho assumiu a companhia em 2023, com a missão de colocá-la na normalidade após rombo contábil de R$ 43 bilhões.
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Já Soares é formado em administração de empresas, com pós-graduação pela FGVSP e MBA pelo INSEAD (França), tendo iniciado sua carreira na Americanas em setembro de 2024.
Anteriormente, foi CEO da Domino’s Pizza no Brasil, onde conduziu a reestruturação estratégica.
Mas, mais importante, desenvolveu a carreira como executivo na AB-Inbev, onde foi presidente da divisão de bebidas não alcoólicas no Brasil e liderou unidades de negócio na Colômbia, Peru e México.
Não custa lembrar que a Ambev pertence ao mesmo grupo controlador da Americanas, a 3G Capital, de Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira.
“Na posição de CEO Americanas, dará continuidade ao plano estratégico da companhia com foco em crescimento, baseado em produtividade e rentabilidade, para atender todos os stakeholders, especialmente seus milhões de clientes”.
Reestruturação da Americanas
O anúncio ocorre em meio à reestruturação da varejista.
Os números do segundo trimestre de 2025 mostraram uma redução do prejuízo da companhia e um avanço no Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização).
Apesar de analistas alertarem que a base de comparação é fraca e as melhorias não representam uma virada completa da companhia, há sinais de que está no caminho.
Entre os destaques está o volume bruto de mercadorias (GMV, na sigla em inglês) total, que somou R$ 5,2 bilhões, alta de 15,6% na comparação anual, impulsionado principalmente pelo crescimento de 35,7% no GMV físico, para R$ 4,35 bilhões.
Em entrevista ao Money Times, o antes CEO afirmava que essa discrepância é normal, tendo em vista as mudanças implementadas no modelo de negócios do digital.
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Desde 2023, após a crise causada pela fraude, o objetivo do CEO e da CFO se tornou a busca por sinergias entre as operações.
“Começamos a identificar que aquilo que de fato tem valor para o nosso cliente, orbita ao redor da loja física. Seja o sortimento, seja a capilaridade, seja o preço, seja o aspecto promocional”, afirma Coelho.