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Americanas (AMER3): Veja como o TikTok virou uma peça-chave para a marca

25 mar 2022, 10:17 - atualizado em 25 mar 2022, 10:17
TikTok é peça fundamental para a Americanas (AMER3)
O crescimento do TikTok no Brasil leva marcas a se conectarem com seu público por meio da plataforma (Imagem: Pixabay/SAM-RIZ44)

Desde sua criação em 2016, o TikTok vem ganhando espaço entre as redes sociais mais utilizadas, atraindo grande público e, consequentemente, marcas que enxergam na plataforma um potencial para suas ações de marketing.

Segundo pesquisa da ComScore, o brasileiro gastou 514,8 minutos em janeiro de 2021 apenas no TikTok, integrando o Top 10 aplicativos mais consumidos no país.

Diante destes dados de crescimento da plataforma, a rede social tornou-se uma alternativa cada vez mais explorada por marcas de diferentes segmentos, como Samsung, Burger King (BKBR3), Chevrolet e Americanas (AMER3) .

Para evidenciar como as marcas percebem e utilizam o espaço para campanhas dentro do TikTok, a head de marketing da Americanas, Aline Oliveira, compartilhou como a empresa enxerga e utiliza a plataforma.

Americanas conta como aproveita as possibilidades da plataforma

Em entrevista, Aline Oliveira contou ao Money Times alguns detalhes sobre a estratégia por trás da ação realizada no TikTok na última Black Friday, a #RimeComAmericanas, fazendo um dueto com Jojo Todynho.

@americanas A @jojotodynho já soltou a voz, agora é a sua vez de duetar! Pode até pedir desconto de Black Friday na rima 👀 Veeem! #RimeComAmericanas ♬ Batalha de Rimas Americanas – Hilton Raw

MONEY TIMES – Por que o TikTok foi a plataforma escolhida para a campanha? 

ALINE OLIVEIRA – A Americanas é uma marca que está presente em todos os cantos do Brasil e dialoga com os mais diferentes públicos. É preciso acompanhar as principais tendências e ferramentas para nos engajarmos com os mais diferentes perfis.

Para isso, desde 2019, vimos a oportunidade de investir no TikTok, rede social que vem se destacando no Brasil com um novo público, que possui criatividade e disposição para criar, proporcionando engajamento e recall de marca.

A rede se mostrou um excelente canal para criar ativações com influenciadores e divulgar campanhas para elevar o potencial de transmissão de mensagens estratégicas e importantes da marca.

Na campanha #RimeComAmericanas, feita com a cantora Jojo Toddynho, nosso desejo era comunicar os atrativos promocionais de uma forma divertida, ágil e que conversasse com uma base mais nova. O TikTok, portanto, foi a plataforma ideal para dar vida à campanha.

MT – Ações na plataforma rendem um bom retorno para a marca? 

OLIVEIRA – A marca precisa oferecer o que o público da rede social esteja procurando para consumir. Quando se tem conteúdos criativos e agregadores, ou seja, que tragam informações para o público e que sejam originais, o engajamento acontece e a marca/produtor de conteúdo ganha relevância com a audiência.

Seguir esses caminhos são fatores de sucesso de um perfil com publicações regulares. A ação #RimeComAmericanas, por exemplo, superou nossas expectativas iniciais.

MT – Há dados que possam ser compartilhados sobre o resultado da ação?  

OLIVEIRA – Na ação #RimeComAmericanas, atingimos mais de 1,5 bilhão de visualizações em nossa hashtag. No vídeo original, em que Jojo convida os usuários para o dueto de rima, tivemos mais de 100M de visualizações.

MT – Como é projetada uma ação voltada para o TikTok?  

OLIVEIRA – Nossas ativações são pensadas em linha com a estratégia core da marca. As grandes ações de marketing da Americanas são resultado de um trabalho feito a muitas mãos, desenvolvido pelo time de branding e agências parceiras. Para ações deste porte, também contamos com o apoio das plataformas envolvidas, como o próprio TikTok.

Em termos de produção de conteúdo, no TikTok o ideal é seguirmos a maneira que os usuários criam e consomem conteúdos na plataforma, entregando produtos de qualidade que proporcionem destaque e interações do público com a marca.

Outro fator importante é o timing de produção e postagem das publicações para que o conteúdo seja entregue no momento certo ao público e tenha a oportunidade de performar acima da média, viralizando ou engajando mais. Como consequência, a marca consegue trazer novos seguidores e potenciais compradores.

MT – Futuras campanhas na plataforma estão sendo projetadas? 

OLIVEIRA – Hoje, o TikTok é uma plataforma fundamental para nossas estratégias de marca.

Uma das campanhas mais recentes foi a #MePatrocinaAqui, em que os usuários podem interagir com a Americanas mostrando os produtos que mais desejam.

Nessa ação, além de divulgar a variedade de sortimento, a marca pode estreitar sua relação com o público de uma forma leve e dinâmica. Essa foi uma ação beta, de uma nova funcionalidade de plataforma, que poucas marcas no mundo puderam testar com o TikTok.

Outra campanha que está no ar nas redes sociais da Americanas é a “Brasileiras: #ElasConquistamTudo”, ação especialmente desenvolvida para o mês da mulher que conta histórias de parceiras da marca que transformaram suas vidas por meio do empreendedorismo.

 

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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