Opinião

Análise Macro: O papel do sistema financeiro na desigualdade de renda

17 ago 2019, 9:05 - atualizado em 16 ago 2019, 14:38
Os resultados encontrados sugerem que quanto mais desenvolvido é o sistema financeiro, menor é a desigualdade de renda

Por Análise Macro

Qual é o papel do desenvolvimento do sistema financeiro na pobreza e na desigualdade de renda? Como seria possível verificar essa relação? Essas são as perguntas abordadas na Edição 63 do Clube do Código. Usando dados do FMI, construímos um painel de 22 países de modo a identificar o papel do desenvolvimento financeiro na desigualdade de renda.

Os resultados encontrados sugerem que quanto mais desenvolvido é o sistema financeiro, menor é a desigualdade de renda, representada pelo índice de Gini. De forma a dar robustez aos resultados, também foi testado o efeito do desenvolvimento do sistema financeiro na participação dos 20% mais pobres na renda: quanto mais desenvolvido é o sistema financeiro, maior é a participação desse extrato na renda nacional.

Para além dos resultados encontrados, talvez a parte mais importante do exercício é o tratamento dos dados, uma vez que para construir um modelo de painel é preciso fazer um empilhamento dos dados. A Edição 63, diga-se, estará disponível na sexta-feira no repositório do Clube no Github!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.