Analista projeta corte de 0,25 p.p nos juros dos EUA em setembro, mas payroll ainda pode mudar perspectivas
Em dia de divulgação do índice de preços (PCE) dos Estados Unidos (EUA), dentro das expectativas, a projeção de corte de juros no país ainda em setembro permanece forte no mercado.
No Giro do Mercado desta sexta-feira (29), Vinicius Pinheiro, diretor de redação do Money Times, recebeu Enzo Pacheco, analista da Empiricus Research, para comentar a visão do Federal Reserve (Fed) sobre os dados econômicos do país.
- CONFIRA: Com o Crypto Times, você recebe em primeira mão diversos conteúdos para investir melhor em criptomoedas; cadastre-se gratuitamente
“Os dados de hoje só corroboram com o que Jerome Powell já tinha projetado”, disse Pacheco. Apesar de afirmar que a inflação ainda pode preocupar, o analista ressaltou que os próximos dados do mercado de trabalho devem balizar as expectativas.
“Devemos ter um corte de 0,25 pontos percentuais (p.p) se os dados de emprego vierem em linha com as expectativas. Se vier levemente superior, acho que podemos descartar o corte”, disse. O payroll, com dados do mercado de trabalho, será divulgado na próxima sexta-feira (5).
Em relação ao mercado de capitais, Pacheco ressalta que os principais índices americanos, como o S&P 500, não estão baratos, mas que ainda há espaço para maior valorização em setores específicos como energia e comunicação.
No mercado brasileiro, a euforia continua após o Ibovespa (IBOV) bater recorde no pregão de ontem (28). O índice segue subindo na tarde desta sexta, mesmo com o Brasil anunciando medidas de retaliação às tarifas americanas.
“A medida tende a ter um impacto econômico e se as empresas lucrarem menos as ações devem sofrer. Mas acho que hoje a questão das eleições pesa mais no mercado, assim como a perspectiva de corte de juros nos EUA”, diz Pacheco.
O analista se refere ao resultado da última pesquisa AtlasIntel, que projetou derrota do presidente Lula no segundo turno contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que conta com o apoio da classe empresarial.
O programa ainda abordou o desempenho dos mercados globais e outros destaques corporativos. Para acompanhar o Giro do Mercado na íntegra, acesse o canal do Money Times no YouTube.
- LEIA TAMBÉM: O dinheiro que trabalha para você! Veja como receber uma carteira para buscar geração de renda passiva, de forma prática e gratuíta