Analista que projeta Ibovespa (IBOV) a 151 mil pontos vê ‘janela de oportunidade’ após derrocada

Após uma recente realização de lucros no Ibovespa (IBOV), a Genial Investimentos enxerga uma potencial janela de oportunidade para entradas no mercado.
Essa janela vem após um sequência de quedas do índice do ano depois de um rally no final do ano passado. No acumulado de 2024, o IBOV soma queda de cerca de 5%.
Essa percepção, segundo o analista Filipe Villegas, é sustentada pelo fato de que o nível de valuation (avaliação de valor) das ações brasileiras “ainda se mantém atrativo”.
- As ações que devem sofrer com o El Niño (e La Niña): Analista comenta os efeitos dos fenômenos climáticos para alguns setores e empresas da bolsa brasileira, e o que fazer com os papéis agora. Confira no Giro do Mercado:
Além disso, o desempenho do Ibovespa tem ficado bem abaixo dos pares regionais e de outras bolsas de países emergentes. Isso pode indicar uma margem para recuperação, avalia.
“Mantemos nossa pontuação-alvo de 151.000 pontos para o Ibovespa ao final de 2024. Essa meta leva em consideração o ambiente econômico atual e as projeções para o futuro, apesar dos riscos fiscais persistentes que ainda cercam a economia brasileira”, diz.
Villegas ainda diz que esses riscos exigem uma observação cuidadosa, pois podem impactar o desempenho do mercado.
Para o analista da Genial, um aspecto que chamou atenção foi a forte participação do investidor pessoa física e institucional nas últimas semanas. “Esse engajamento doméstico no mercado tem sido notável, especialmente diante da saída do investidor estrangeiro durante o mesmo período”, diz.
O Ibovespa está sendo negociado a 8 vezes P/L projetado para os próximos 12 meses, frente a média histórica de 11 vezes — desconto de 27% sobre a média.