Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Anchor, o novo protocolo de empréstimos das redes Cosmos, Polkadot e Terra

07/07/2020 - 9:29
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Anchor é o resultado da parceria das redes Cosmos, Polkadot e Terra para abalar o setor competitivo de empréstimos DeFi (Imagem: Anchor)

Em uma painel na conferência de blockchain Unitize, representantes das redes Cosmos, Polkadot e Terra apresentaram Anchor, um novo produto de poupança de finanças descentralizadas (DeFi) criado na Terra que fornece rendimento para depósitos em stablecoin (Terra) alimentados por recompensas por staking de blockchains proof-of-stake (PoS).

O protocolo tomará esses depósitos em stablecoin e usar uma parte deles para adquirir posições de staking em diferentes blockchains PoS. Anchor adquire stakings ao fornecer empréstimos sobregarantidos em stablecoin por derivativos líquidos de staking.

A lógica, economicamente falando, é parecida com a de um banco comercial que mantém uma reserva para facilitar saques enquanto disponibiliza o restante do capital.

A taxa percentual anual (APR) no Anchor será a média ponderada de rendimentos em staking em blockchains compatíveis multiplicada pelo custo da sobregarantia para garantir posições de staking.

De início, Luna, cujas recompensas por staking serão financiadas pelas taxas de transação pagas em aplicativos de pagamentos executados no blockchain Terra, será a única garantia disponível no Anchor. A segunda versão do Anchor fornecerá suporte para inúmeros tokens PoS de garantia.

O grupo argumenta que rendimentos no Anchor serão superiores aos de existentes protocolos DeFi porque blockchains PoS teoricamente possuem recompensas mais estáveis de bloco por meio de taxas de transação e inflação, resultando em uma APR mais confiável.

Protocolo Anchor passará por um processo gradual de descentralização, pois, no futuro, IAA planeja distribuir um token de governança aos usuários do protocolo (Imagem: Anchor)

“Além de oferecer rendimento de baixa volatilidade, Anchor é uma tentativa de dar ao investidor comum uma taxa única e confiável de rendimento em todos os blockchains. A infinidade de produtos de staking, cada um com termos e rendimentos variáveis, torna o setor DeFi inacessível e pouco atrativo para investidores comuns. Ao agregar recompensas por bloco de grandes blockchains PoS, Anchor deseja criar a taxa de juros padrão da economia blockchain”, afirma o whitepaper do Anchor.

A recém-criada Interchain Asset Association (IAA) fornecerá a governança inicial para Anchor, em que Do Kwon (Terraform Labs), Zaki Manian (Cosmos) e Jack Platts (Web3 Foundation) serão o comitê que irá liderar o protjeto.

No futuro, IAA planeja descentralizar a governança do protocolo por meio da distribuição de um token de governança aos usuários do protocolo.

DeFi está pegando fogo. Porém, quase toda a atividade está acontecendo na Ethereum. O anúncio de um novo protocolo de empréstimos criado na Terra e apoiado por Polkadot e Cosmos é uma tentativa de irromper o campo de batalha.

Quando Anchor começar a fornecer suporte a outros blockchains, como Polkadot e Cosmos, stakers nessas redes poderão acessar liquidez em sua garantia de staking anteriormente ilíquida.

Confira o whitepaper do protocolo Anchor:

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 07/07/2020 - 9:29