Carreiras

Ancord: tudo o que você precisa saber sobre essa certificação do mercado financeiro

01 jun 2019, 11:05 - atualizado em 31 maio 2019, 15:13
A sigla ANCORD significa Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias. A entidade é responsável por credenciar e certificar os Agentes Autônomos de Investimento (AAI) no país. (Imagem: Pixabay)

Por BTG Pactual 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você já ouviu falar em Ancord? É uma certificação necessária para uma área de atuação está ganhando cada vez mais notoriedade no mercado brasileiro: o Agente Autônomo de Investimentos (AAI).

Para te ajudar a entender melhor como funciona essa certificação e o que é preciso para obtê-la, separamos as principais informações obre a prova. Confira!

O que é Ancord?

A sigla ANCORD significa Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias. A entidade é responsável por credenciar e certificar os Agentes Autônomos de Investimento (AAI) no país.

Para obter autorização para se tornar um AAI, é preciso realizar uma prova promovida pela associação em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como funciona a prova da Ancord?

A prova para obter a certificação da Ancord possui ao todo 80 (oitenta) questões objetivas de múltipla escolha com quatro alternativas. O candidato possui ao todo 2h30 para realização do exame.

Para ser aprovado, o candidato deve obter 70% de acerto na prova e no mínimo 50% das questões dos cinco tópicos principais, destacados no regulamento do exame. Todos os detalhes o candidato pode conferir no Manual de Candidatura do Exame de Certificação para Agentes Autônomos de Investimento e Empregados de Instituições Financeiras, disponível no site da FGV.

A aplicação, correção dos exames e divulgação dos resultados são de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas, apenas o conteúdo programático é responsabilidade da Ancord. A lista de aprovados você confere no site da associação.

Conteúdo da prova

O conteúdo da prova definido pela Ancord deve ser previamente aprovado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Confira os principais tópicos abordados na prova.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

– A Atividade do Agente Autônomo de Investimento
– Código de Conduta do Agente Autônomo de Investimento
– Lei nº 9.613/98
– Economia
– Sistema Financeiro Nacional
– Instituições e Intermediadores Financeiros
– Administração de Risco
– Mercado de Capitais – Produtos – Modalidades Operacionais – Liquidação
– Fundos de Investimentos
– Outros Fundos de Investimento Regulados pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM
– Securitização de Recebíveis
– Clubes de Investimentos
– Matemática Financeira – Conceitos Básicos
– Mercado Financeiro – Outros produtos não classificados como valores mobiliários – Modalidades – Operacionais – – Liquidação
– Mercados Derivativos – Produtos – Modalidades Operacionais – Liquidação

Como realizar a inscrição na prova da Ancord?

As inscrições da prova da Ancord são realizadas exclusivamente pela internet, no site da parceria entre a Ancord e a FGV. Clique aqui para acessar.

No entanto, é preciso atentar-se ao agendamento porque é o próprio candidato que define quando irá realizar a prova. Após preencher o formulário de inscrição e efetuar o pagamento da taxa, o candidato tem até 60 dias para agendar a data do exame. Caso você perca o prazo, a inscrição será automaticamente cancelada e não haverá reembolso da do valor pago.

Quanto custa a prova da Ancord?

Assim como em outras certificações, para realizar a prova é preciso arcar com o valor da taxa de inscrição. De acordo com o regulamento divulgado pela associação, até o primeiro semestre de 2019, o valor da taxa de inscrição foi de R$460,00 (quatrocentos e sessenta reais). Não há possibilidade de pedir isenção do valor da inscrição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O pagamento é realizado exclusivamente via boleto, em qualquer banco. Não são aceitas transferências bancárias.

Requisitos para realizar a prova

Para estar elegível a realizar a prova, é preciso:

– Ler e concordar com o Regulamento.
– Não possuir antecedentes criminais e encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis.
– Ter concluído o ensino médio ou equivalente em instituição reconhecida oficialmente.
– Onde as provas da Ancord são realizadas?
– As provas da Ancord são realizadas em diferentes partes do país em locais homologados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Para saber os locais disponíveis em seu estado basta acessar o site oficial da certificação, clicar em “Centros de Testes” e selecionar seu estado. Também é possível consultar os horários de aplicação disponíveis.

Emissão de certificado Ancord

Os candidatos aprovados na prova devem acessar o site da Ancord e preencher a Solicitação da Emissão de Certificado. Feito isso, a associação irá exigir a apresentação de alguns documentos. Depois da entrega da documentação, o certificado será expedido em até 5 dias úteis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a associação, o prazo de validade do exame técnico de certificação para obter o credenciamento da Ancord e o registro da CVM para exercer a atividade é de 1 ano, contado a partir da data de divulgação do resultado do exame.

Dicas para os candidatos

Se você está pensando em fazer a prova da Ancord, separamos algumas dicas que podem te ajudar.

– Confira o local da prova alguns dias antes da data agendada, no menu “Agendamento”.
– Anote a data da prova em local de fácil acesso e, de preferência, deixe um lembrete na sua agenda do celular.
– No dia da prova, chegue com ao menos 30 minutos de antecedência.
– Não se esqueça de levar seu documento oficial com foto e CPF.
– Você precisará do seu login e senha de acesso ao sistema de agendamento para realizar a prova. Quem não souber a senha e não levar o documento original com foto, não poderá realizar e exame.
– Não é preciso levar caneta ou lápis, a prova é realizada pelo computador da instituição.

História da Ancord

A história da Ancord começou na década de 70 com a iniciativa de criar uma entidade de classe para representar as Sociedades Corretoras. Em 1972, foi criada a ASCESP (Associação das Sociedades Corretoras e Câmbio do Estado de São Paulo), um marco para o mercado de capitais brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na década seguinte, a associação adquiriu status de entidade e, em 1982, passou a levar o nome de ANCOR – Associação Nacional das Corretoras de Valores. Já em 1992, ganhou um acréscimo “Valores Câmbio e Mercadorias” no nome.

As empresas de distribuição e mediação de títulos e valores mobiliários e os Agentes Autônomos só foram aceitos no quadro associativo em 2004. Três anos depois, em 2007, ocorreu a entrada dos bancos de câmbio.

Até que, em 2011, com a incorporação da ADEVAL (Associação das Empresas Distribuidoras de Valores), a associação passou a se chamar ANCORD – Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias. Atualmente, a associação ficou ainda mais conhecida com a notoriedade que a carreira de Agente Autônomo de Investimento vem ganhando no mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
opiniao@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar