BusinessTimes

André Esteves: Parece haver sensação geral de que o Brasil está barato

11 jul 2022, 17:42 - atualizado em 11 jul 2022, 17:42
BTG Pactual BPAC11
“É pouco para as nossas ambições, e até para nosso potencial, mas no momento em que a taxa de juros vai de 2% para mais de 13%, e tem toda essa volatilidade global, eu diria que é meritório crescer 2%”, afirmou Esteves (Imagem: Money Times/ Diana Cheng)

O presidente do conselho (Chairman) e sócio do BTG Pactual, André Esteves, afirma ter uma sensação geral de que o Brasil está barato, seja a bolsa, o câmbio e os juros futuros, mas há incertezas que limitam uma melhora. “Tem todo um ambiente de politização, estamos chegando a 3 meses antes das eleições, com duas propostas muito diferentes de posicionamento ideológico. É natural colocar uma incerteza”, afirmou o executivo na abertura de evento do BTG para investidores na tarde desta segunda-feira, 11.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A despeito de Lula e Jair Bolsonaro serem conhecidos do público e, durante suas gestões “terem tocado a economia relativamente bem”, e mesmo com o ciclo reformista que já dura 6 anos no Brasil, Esteves disse que há um ambiente mais positivo para a economia. Um dos reflexos é que Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil vai crescer em torno de 2%, mesmo com o ambiente de maior incerteza internacional.

“É pouco para as nossas ambições, e até para nosso potencial, mas no momento em que a taxa de juros vai de 2% para mais de 13%, e tem toda essa volatilidade global, eu diria que é meritório crescer 2%”, afirmou Esteves.

O presidente do conselho do BTG Pactual destacou que essa expansão doméstica está sendo puxada pelo investimento privado.

O investimento em relação ao PIB deve ficar em torno de 19%, o mais alto dos últimos 8 anos. Ao mesmo tempo, o investimento público em relação ao PIB está caindo. “Não é uma expansão artificial de crédito.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não estamos no voo da galinha. Estamos voando baixo, mas parece um voo com alguma consistência”, afirmou Esteves, prevendo que o cenário externo vai se acalmar em algum momento, entre 6 a 18 meses, quando o ciclo de aperto monetário lá fora se encerrar, a disciplina fiscal voltar acontecer e as cadeias de suprimento voltarem a se normalizar. “Não é um horizonte de 5 anos.”

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
estadao.conteudo@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar