Energia Elétrica

Aneel aprova reajuste médio de 20,36% nas tarifas da Cosern

19 abr 2022, 10:54 - atualizado em 19 abr 2022, 11:36
aneel
A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta terça-feira, 19, reajuste médio de 20,36% para as tarifas da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Imagem: Pixabay/ADD)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 19, reajuste médio de 20,36% para as tarifas da Companhia Energética do Rio Grande do Norte, Cosern. A empresa atende aproximadamente 1,5 milhão de unidades consumidoras em 167 municípios.

Para os consumidores atendidos em baixa tensão, como as indústrias, o efeito médio será de 19,75%. Já para os conectados em baixa tensão, grupo que inclui os residenciais, o aumento médio será de 20,55%.

Os novos valores passam a vigorar em 22 de abril.

As medidas aplicadas pela agência para mitigar o reajuste atenuaram o efeito médio em -12,20%. Entre elas, estão o uso de créditos tributários de PIS e Cofins, com impacto médio de -5,80% e o empréstimo concedido por conta da crise hídrica, com efeito de -4,55%.

Durante a análise, o diretor Hélvio Neves Guerra afirmou que, embora não sejam baixos, os reajustes aprovados pela agência são “razoáveis” frente aos efeitos causados pela pandemia, pela crise hídrica, que levou ao uso de mais térmicas, o aumento do preço do gás no mercado internacional e o conflito na Ucrânia.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil! 

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.