Aneel aprova reajustes tarifários de 6 permissionárias em SC, SP e Piauí
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (25) os reajustes tarifários anuais de seis permissionárias de energia, localizadas nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Piauí.
Os novos patamares entrarão em vigor a partir de 30 de novembro nos dois primeiros e em 2 de dezembro no estado nordestino.
- CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente
A Cedrap terá reajuste médio 10,62%, enquanto a Ceral Anitápolis será de 34,30%. Para Cerim, o reajuste médio será de 15,55%, para a CERMC de 15,71% e para a Cetril de 16,37%.
Os fatores que mais impactaram nos índices foram os custos com pagamento de encargos setoriais, compra, transporte e distribuição de energia, além de componentes financeiros.
O reajuste tarifário anual da Equatorial Piauí Distribuidora de Energia, que atende aproximadamente 1,57 milhão de unidades consumidoras, terá uma alta média de 13,57% para os consumidores da concessionária.
Na divisão por grupos de consumidores, o efeito médio a ser percebido será de 13,42% para os consumidores conectados na alta tensão, especialmente grandes indústrias e empresas. A elevação será de 13,61% para aqueles conectados na baixa tensão, como residenciais e pequenos comerciantes.