Mercados

Animado com a super alta de terça? Esta tabela é um banho de água fria

24 mar 2020, 22:12 - atualizado em 25 mar 2020, 0:12
Wall Street Mercados
O Dow Jones saltou 11,37% nesta terça-feira, terminando em 20.704,91 pontos (Imagem: Reuters/Lucas Jackson)

Parte do mercado financeiro pode ter se convencido de que o desempenho dos principais ativos globais nesta terça-feira (24) foi um sinal de que os investidores encontraram um fundo do poço para a crise.

O Dow Jones saltou 11,37%, terminando em 20.704,91 pontos, e registrou seu maior ganho percentual diário desde 1933. No Brasil, o Ibovespa (IBOV) deu uma boa respirada com uma valorização de 9,7%.

O Congresso americano deu sinais de que pode estar próximo a um acordo para um pacote de resgate econômico, o que injetou uma dose de otimismo nos mercados.

Sinais

Apesar da sensação de alívio, uma análise sobre o comportamento dos mercados após a Grande Depressão de 1929 revela alguns sinais que chamam a atenção.

“Olhando para a história, o cenário de baixa poderia ser uma repetição do crash de 1929, após o qual os mercados levaram quatro anos para encontrar um fundo”, aponta Michel Lerner, analista global do Credit Suisse.

A chefe de estratégia de investimentos da corretora Charles Schwab, Liz Ann Sonders, comemora o fato de uma trégua ter finalmente chegado após várias derrotas em sequência, mas faz uma observação:

“Avaliando os 10 melhores dias registrados pelo S&P 500 em toda a sua história, o ganho de hoje não parece ter entrado em um ranking amigável; dos 9 outros dias da lista, todos ocorreram durante a Grande Depressão (7) ou durante a Crise Financeira Global (2)”.

Fonte: Bespoke Investment Group

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.