Radar do mercado

Ano Novo chinês pode reduzir fôlego de Ibovespa e dólar

28 jan 2022, 9:55 - atualizado em 28 jan 2022, 9:55
Banco comenta que espera um viés de cautela para os negócios locais, face os ventos contrários externos. (Imagem: REUTERS/Jason Lee)

A proximidade do feriado do Ano Novo chinês, que acontece na terça-feira (1), pode reduzir em parte a euforia com as commodities, disse o BB Investimentos em relatório de abertura de mercado nesta sexta-feira (28).

O movimento reforçaria a expectativa de alguma perda de fôlego para Ibovespa e dólar, segundo a instituição. O Ibovespa futuro caía 0,67% pela manhã.

O banco comenta que espera um viés de cautela para os negócios locais, face os ventos contrários externos e os “desafios crescentes na esfera fiscal e política doméstica”.

O BB lembra que os investidores ainda digerem os sinais recentes emitidos pelo presidente do Fed, Jerome Powell.

Ainda no radar, diz, estaria a divulgação dos números de renda e gastos pessoais de dezembro (PCE) nos EUA, “que podem incrementar o debate sobre o ajuste monetário”.

Para a XP Investimentos, os mercados prestarão atenção ao deflator do PCE. “A alta inflação no mês passado está apoiando o tom austero do Fed sobre a política monetária”, disse.

“Esta semana, Powell disse que não descartaria aumentar as taxas de juros em todas as reuniões do comitê de política monetária deste ano (sete reuniões)”, lembra a corretora.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin