Radar do mercado

Ano Novo chinês pode reduzir fôlego de Ibovespa e dólar

28 jan 2022, 9:55 - atualizado em 28 jan 2022, 9:55
Banco comenta que espera um viés de cautela para os negócios locais, face os ventos contrários externos. (Imagem: REUTERS/Jason Lee)

A proximidade do feriado do Ano Novo chinês, que acontece na terça-feira (1), pode reduzir em parte a euforia com as commodities, disse o BB Investimentos em relatório de abertura de mercado nesta sexta-feira (28).

O movimento reforçaria a expectativa de alguma perda de fôlego para Ibovespa e dólar, segundo a instituição. O Ibovespa futuro caía 0,67% pela manhã.

O banco comenta que espera um viés de cautela para os negócios locais, face os ventos contrários externos e os “desafios crescentes na esfera fiscal e política doméstica”.

O BB lembra que os investidores ainda digerem os sinais recentes emitidos pelo presidente do Fed, Jerome Powell.

Ainda no radar, diz, estaria a divulgação dos números de renda e gastos pessoais de dezembro (PCE) nos EUA, “que podem incrementar o debate sobre o ajuste monetário”.

Para a XP Investimentos, os mercados prestarão atenção ao deflator do PCE. “A alta inflação no mês passado está apoiando o tom austero do Fed sobre a política monetária”, disse.

“Esta semana, Powell disse que não descartaria aumentar as taxas de juros em todas as reuniões do comitê de política monetária deste ano (sete reuniões)”, lembra a corretora.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.