Empresas

ANP autoriza Petrobras (PETR4) a retomar exploração na Margem Equatorial após vazamento

05 fev 2026, 8:40 - atualizado em 05 fev 2026, 8:40
petrobras-dividendos-2-1
ANP concede autorização condicionada para a Petrobras retomar a perfuração do poço Morpho, na Foz do Amazonas, após suspensão da sonda por incidente operacional. (Imagem: iStock.com)

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) concedeu autorização condicionada para que a Petrobras (PETR4) retome a perfuração do poço Morpho, na bacia da Foz do Amazonas, com o uso da sonda ODN II (NS-42).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A liberação, comunicada à estatal na quarta-feira (4) só passa a valer após a companhia comprovar o cumprimento de todas as exigências de segurança dentro dos prazos estipulados.

A operação da sonda estava suspensa pela ANP desde 4 de janeiro, após um incidente que provocou o vazamento de fluido de perfuração biodegradável — sem risco ambiental, segundo a empresa.

Em entrevista ao Estadão/Broadcast, a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos, havia antecipado que a licença deveria ser concedida antes da vistoria marcada pela ANP no poço de Morpho, inicialmente prevista para o período de 9 a 13 de fevereiro, mas antecipada para a última segunda-feira, 2.

Entre as principais condicionantes, a estatal terá de substituir todos os selos das juntas do riser — trechos suspensos das tubulações que interligam as linhas de produção às plataformas — seguindo o procedimento mais recente, além de enviar, em até cinco dias após a instalação da última peça, evidências fotográficas e uma análise de adequação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Petrobras também precisará comprovar o treinamento de toda a equipe envolvida no novo protocolo de descida do BOP (equipamento de segurança), revisar o Plano de Manutenção Preventiva para reduzir o intervalo de coleta de dados dos registradores de vibração submarina nos primeiros 60 dias de operação e utilizar juntas de riser reserva apenas após a apresentação de certificados de conformidade que atestem inspeção ou reparo conforme as normas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar