Combustíveis

ANP: Não há impedimentos para venda direta de etanol aos postos de combustíveis

14 dez 2018, 20:25 - atualizado em 14 dez 2018, 20:25

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) concluiu que não há impedimentos regulatórios para a venda direta de etanol das usinas aos postos de combustíveis. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (13/12) por meio de nota técnica que apresenta os resultados do grupo de trabalho instituído para consolidar contribuições sobre o tema.

O resultado apresentado pela ANP vai ao encontro de uma das medidas sugeridas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em maio deste ano, quando foi lançado o estudo “Repensando o setor de combustíveis: medidas pró-concorrência”. A publicação apresenta nove propostas com o objetivo de aumentar a concorrência no setor e, por consequência, reduzir os preços ao consumidor final.

A permissão para que produtores de álcool vendam diretamente aos postos foi uma das medidas apresentadas no estudo produzido pelo Cade. No entendimento da autarquia, a proibição imposta pela norma vigente produz ineficiências econômicas, à medida em que impede o livre comércio e dificulta a possibilidade de concorrência que poderia existir entre produtor de etanol e distribuidor de combustível.

“Quanto aos impactos na concorrência, a análise realizada a partir das contribuições do Cade indica que a permissão da venda de etanol diretamente das unidades produtoras para as revendas varejistas poderia contribuir para ampliar a concorrência e a eficiência econômica no mercado, em situações específicas, com possíveis impactos positivos sobre os preços praticados ao consumidor final”, apontou a nota da ANP.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a conclusão do parecer pela ANP, deverá ser elaborado ato normativo que estabeleça novas regras para comercialização de etanol. A autorização para venda direta pelo produtor, no entanto, somente será efetivada pela ANP após revisão da estrutura tributária atual, aplicada apenas às distribuidoras de combustíveis. De acordo com a Agência, a questão já está sendo tratada por grupo de trabalho específico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar