BusinessTimes

Ant Group, de Jack Ma, planeja empresa de crédito ao consumidor

18 ago 2020, 13:35 - atualizado em 18 ago 2020, 13:36
Ant Group
A nova companhia aumentaria a capacidade de empréstimo da Ant, uma vez que as empresas de crédito ao consumidor têm permissão para emprestar 10 vezes seu capital (Imagem: Site/ Ant Group)

A Ant Group, de Jack Ma, está planejando criar uma nova empresa de financiamento ao consumidor para aumentar sua participação no setor de empréstimos online de rápido crescimento no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Ant está trabalhando com Nanyang Commercial Bank, China TransInfo Technology e Contemporary Amperex Technology para construir uma plataforma de crédito ao consumidor que se concentrará na concessão de empréstimos a pessoas físicas na China, disseram pessoas com conhecimento das discussões, que pediram para não serem identificadas porque o assunto é privado. A empresa terá capital social de 8 bilhões de yuans (US$ 1,2 bilhão).

A nova companhia aumentaria a capacidade de empréstimo da Ant, uma vez que as empresas de crédito ao consumidor têm permissão para emprestar 10 vezes seu capital.

Isso ultrapassaria em muito a alavancagem de duas a três vezes das atuais empresas de microcrédito da Ant em Chongqing.

O crédito ao consumidor está se tornando cada vez mais competitivo na China. Mais de 20 dessas empresas surgiram depois que o regulador bancário iniciou um programa piloto em 2010 para promover a compra de bens duráveis, como eletrodomésticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essas empresas, embora incapazes de receber depósitos, podem financiar seus empréstimos com o mercado interbancário, acionistas, emitindo bonds e títulos garantidos por ativos.

A Comissão Reguladora de Bancos e Seguros da China disse no ano passado que iria flexibilizar os requisitos para empresas estrangeiras e chinesas investirem e estabelecerem empresas de financiamento ao consumidor.

Os empréstimos online na China alcançaram 965 bilhões de yuans em 2019, de acordo com relatório do pesquisador WDZJ.

A Ant ainda está buscando licença para a empresa e pode iniciar as operações em semanas, disseram as pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Ant preferiu não comentar. Nanyang Commercial Bank, China TransInfo e Contemporary Amperex Technology não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

bloomberg@moneytimes.com.br