Anticorpos permanecem por seis meses após contágio da Covid, mostra estudo

A imensa maioria das pessoas que contraem Covid-19 ainda tem anticorpos pelo menos seis meses após a infecção, mostrou um novo estudo envolvendo mais de 20.000 pessoas.
Cerca de 88% dos participantes com teste positivo para infecção anterior retiveram anticorpos por seis meses, de acordo com estudo do Biobank do Reino Unido, um importante banco de dados biomédico. O número foi de 99% em três meses.
Os resultados seguem outros estudos menores que indicam nível de imunidade após uma infecção natural por pelo menos 6 meses.
Autoridades de saúde disseram que ainda não está claro por quanto tempo a proteção por meio de vacinas pode durar e o aumento de cepas de vírus mutantes pode significar que as vacinas podem precisar ser atualizadas periodicamente para manter sua eficácia.
O estudo foi feito do final de maio ao início de dezembro, com base em amostras de sangue mensais e dados sobre os sintomas potenciais dos participantes do Biobank, seus filhos adultos e netos.
O sintoma mais comum associado à presença de anticorpos contra Covid foi a perda do paladar e do olfato, relatada por 43% dos participantes. Cerca de um quarto estava completamente assintomático.