O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina a medida provisória “Brasil Soberano” nesta quarta-feira (13). A cerimônia acontece às 11h30 (horário de Brasília), no Palácio do Planalto.
O plano estabelece um conjunto de medidas para mitigar os impactos econômicos da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo governo dos Estados Unidos (EUA).
Em entrevista à BandNews na terça (12), Lula afirmou que o plano de contingência inclui uma linha de crédito de R$ 30 bilhões. Esse será um valor inicial para ajudar as empresas exportadoras afetadas pela taxa.
Ele disse também que a medida provisória terá autorização para compras governamentais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a ministra do Planejamento, Simone Tebet, o pacote deverá ter impacto mínimo nas contas públicas. “Nós estamos absolutamente conscientes que o impacto dele vai ser mínimo e vai ser única e exclusivamente no limite do necessário para não deixar nenhuma empresa para trás”, disse ontem.
A tarifa imposta por Donald Trump entrou em vigor na semana passada, no dia 6, atingindo itens como café, carne bovina e pescados. Vale destacar que o governo norte-americano isentou quase 700 produtos brasileiros da cobrança.
O presidente norte-americano vinculou a medida ao que ele chamou de “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu em um processo por tentativa de golpe de Estado para anular sua derrota nas eleições de 2022.
Apoio contra tarifas dos EUA inclui prorrogação de tributos, linhas de crédito e compras governamentais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (13) a medida provisória que estabelece um conjunto de medidas para mitigar os impactos econômicos da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo governo dos Estados Unidos (EUA).
Segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, o pacote de contingência inclui prorrogação de tributos, medidas de crédito e compras governamentais.
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.