Internacional

AO VIVO: Powell fala ao Senado dos EUA nesta quarta-feira (25); acompanhe

25 jun 2025, 10:45 - atualizado em 25 jun 2025, 11:31
jerome powell federal reserve eua estados unidos
(Imagem: REUTERS/Elizabeth Frantz)

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, participa do seu segundo dia de sabatina no Congresso dos Estados Unidos (EUA). Nesta quarta-feira (25), também às 11h (horário de Brasília), ele fala no Comitê Bancário do Senado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ontem (24), na Câmara dos Representantes, Powell voltou a atribuir o compasso de espera da política monetária às tarifas impostas por Donald Trump. A expectativa do chair do banco central é de que os impactos das políticas comecem a aparecer na inflação de junho ou julho.

“As mudanças nas políticas continuam a evoluir, e seus efeitos sobre a economia permanecem incertos”, disse Powell. “Por enquanto, estamos bem posicionados para esperar para saber mais sobre o provável curso da economia antes de considerar quaisquer ajustes em nossa postura de política”, completou.

Segundo ele, se o Fed se baseasse unicamente nos dados atuais, manteria o ritmo de cortes de juros. No entanto, as projeções sinalizam uma alta significativa dos preços devido às tarifas, o que muda a equação. “Não podemos ignorar isso”.

O presidente afirmou que a autarquia chegará eventualmente a um ponto em que cortará juros, se as pressões na inflação continuarem estáveis. Ele não indicou, no entanto, uma reunião específica para essa decisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na semana passada, o banco central norte-americano manteve a taxa estável no patamar de 4,25% a 4,50% pela quarta reunião seguida. As novas projeções econômicas divulgadas na ocasião mostraram que as autoridades esperam dois cortes de 0,25 ponto percentual nos juros até o final do ano.

Assista à sabatina de Powell ao vivo

Acompanhe em tempo real

>> Powell: Agora, os efeitos da inteligência artificial na economia não são bons; mas a IA tem um grande potencial para mudanças significativas na economia
>> Powell: A inflação está em um bom lugar
>> Powell: Em momentos de incerteza, tendemos a não oferecer orientações futuras e a agir com mais cautela
>> Powell: Em momentos de grande incerteza — inclusive agora — você deve analisar os dados reais, obter sinais deles e não ser tão ousado com suas projeções
>> Powell: Reduzir a incerteza e definir as tarifas finais poderia, potencialmente, colocar o Fed em posição de cortar juros
Dólar firma alta e encosta em R$ 5,60 com IOF, leilões do BC e tensão no Oriente Médio

O dólar à vista (USDBRL) recupera o fôlego no exterior e estende os ganhos ante o real em meio a uma combinação de fatores: monitoramento das tensões no Oriente Médio, discursos dos presidentes dos Estados Unidos e do Federal Reserve (Fed) e movimentações em Brasília.

Por volta de 17h10 (horário de Brasília), o DXY, indicador que compara o dólar a uma cesta de seis divisas globais como euro e libra, caía 0,17%, aos 97.693 pontos.

Leia mais.

>> Powell: Nunca levaremos em conta déficits orçamentários e coisas assim
>> Powell quando questionado sobre os riscos de estagflação nos EUA: Não estamos vendo isso agora
>> Powell: Pesquisas mostram que as pessoas se sentem inseguras com a economia e apontam para tarifas; mas isso diminui
>> Powell: Se houver choques tarifários múltiplos ou prolongados, o impacto sobre a inflação pode ser mais persistente
>> Powell: Desde a Segunda Guerra Mundial, temos observado uma redução de tarifas. Por isso, não temos um conhecimento recente sobre o impacto do aumento das tarifas na inflação
>> Powell quando questionado sobre a volatilidade do dólar: Os mercados têm digerido um conjunto incomum de circunstâncias
>> Powell: Expectativas de inflação caíram desde abril
>> Powell quando questionado se a confiança no dólar está se erodindo: Não diria isso
>> Powell: Estamos bem posicionados para esperar para saber mais sobre o provável curso da economia antes de considerar quaisquer ajustes em nossa postura de política
>> Powell: Os efeitos das tarifas na inflação podem ter vida curta ou pode ser mais persistentes
>> Powell: Aumentos nas tarifas este ano podem afetar a inflação
>> Powell discursa no Comitê Bancário do Senado
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar