AO VIVO: Powell fala ao Senado dos EUA nesta quarta-feira (25); acompanhe

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, participa do seu segundo dia de sabatina no Congresso dos Estados Unidos (EUA). Nesta quarta-feira (25), também às 11h (horário de Brasília), ele fala no Comitê Bancário do Senado.
Ontem (24), na Câmara dos Representantes, Powell voltou a atribuir o compasso de espera da política monetária às tarifas impostas por Donald Trump. A expectativa do chair do banco central é de que os impactos das políticas comecem a aparecer na inflação de junho ou julho.
“As mudanças nas políticas continuam a evoluir, e seus efeitos sobre a economia permanecem incertos”, disse Powell. “Por enquanto, estamos bem posicionados para esperar para saber mais sobre o provável curso da economia antes de considerar quaisquer ajustes em nossa postura de política”, completou.
- LEIA MAIS: Veja como ajustar seu portfólio internacional diante da nova decisão de juros do Fed
Segundo ele, se o Fed se baseasse unicamente nos dados atuais, manteria o ritmo de cortes de juros. No entanto, as projeções sinalizam uma alta significativa dos preços devido às tarifas, o que muda a equação. “Não podemos ignorar isso”.
O presidente afirmou que a autarquia chegará eventualmente a um ponto em que cortará juros, se as pressões na inflação continuarem estáveis. Ele não indicou, no entanto, uma reunião específica para essa decisão.
Na semana passada, o banco central norte-americano manteve a taxa estável no patamar de 4,25% a 4,50% pela quarta reunião seguida. As novas projeções econômicas divulgadas na ocasião mostraram que as autoridades esperam dois cortes de 0,25 ponto percentual nos juros até o final do ano.
Assista à sabatina de Powell ao vivo