Geral

Apagão acabou? Ministério afirma que sistema foi restabelecido; entenda o que houve

15 ago 2023, 15:44 - atualizado em 15 ago 2023, 15:44
compra, Petrobras, Taesa, Vibra Energia, empresas, destaques, Mercado livre de energia
Apagão impactou 25 estados brasileiros nesta terça-feira (15) (Imagem: Pixabay/analogicus /)

O Ministério de Minas e Energia informou, na tarde desta terça-feira (15), que o sistema nacional de energia foi restabelecido, restando apenas ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais cedo, 25 estados brasileiros e o Distrito Federal ficaram sem energia após um apagão nacional. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), aconteceu uma “ocorrência” às 8h31 que levou a uma “separação elétrica” no sistema interligado.

Conforme a ONS, o apagão ocorreu devido a uma “abertura” da interligação das Norte-Sudeste, que causou a separação elétrica das regiões. Com isso, houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia e o órgão informou que queda de energia no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.

Dessa maneira, é como se as regiões Norte e Nordeste do país tivessem se desconectado das regiões Sul e Sudeste. Vale lembrar que no Brasil a energia é distribuída pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), que utiliza uma malha de transmissão que passa por todas as regiões do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O apagão provocou lentidão nos metrôs de São Paulo, Salvador e Belo Horizonte. Conforme informou o G1, em Salvador, os semáforos ficaram desligados e o metrô teve de ser evacuado. Operadoras de telefonia e internet também foram impactadas pelo problema.

As causas do problema que levou ao apagão ainda estão sendo apurada, informou ONS.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, vai realizar entrevista coletiva à imprensa ainda hoje às 16h30, junto com as entidades vinculadas, para detalhar o trabalho realizado pela pasta no reestabelecimento dos serviços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar