Economia

Apagão em SP: Prefeito fala em criação de taxa extra para moradores como ‘solução’; entenda

07 nov 2023, 16:05 - atualizado em 07 nov 2023, 16:05
Apagão
Apagão: a taxa seria a união entre a prefeitura e o munícipe, para conseguir acelerar a questão do enterramento de fios. (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

Após algumas regiões da cidade de São Paulo terem enfrentado dias sem energia e diversos consumidores terem sido afetados pelo apagão, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, trouxe uma possível solução.

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Em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, que ocorreu na segunda-feira (6), Nunes apontou a criação de uma taxa de melhoria (ou contribuição de melhoria), não obrigatória dos moradores, para que fosse possível enterrar os fios da cidade.

De acordo com o prefeito, este custo seria uma espécie de plano, onde o contribuinte poderia aceitar ou não, pagar uma taxa de contribuição para que juntos, a prefeitura e o município, conseguissem acelerar a questão do enterramento de fios.

“A ideia é fazer com que a gente possa apresentar, sei lá, pega um quarteirão de um bairro qualquer, se quiser aderir, uma parte a prefeitura entra, e o munícipe entra com outra parte, e a gente consegue acelerar a questão do enterramento”.

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Apagão: Prefeito foi mal interpretado?

Na coletiva, Nunes enfatizou que o plano que estava sendo desenvolvido e conversado com a Enel desde 2022, para ser apresentado para a sociedade de forma não obrigatória. Ou seja, aceitar pagar uma taxa de contribuição caberia ao consumidor decidir.

Contudo, a fala não pegou muito bem e muitas críticas sobre a gestão do prefeito foram levantadas.

Em entrevista à Folha de São Paulo, Nunes afirmou que sua declaração foi mal interpretada. “Não terá taxa para aterramento, não existe nenhuma hipótese. Não foi isso que eu disse”.

Na véspera, a Enel estimou que 500 mil consumidores da capital paulista ainda estavam sem energia. Além disso, a companhia informou que de um total de 2,1 milhões afetados, cerca de 1,6 milhão de consumidores tiveram o serviço normalizado.

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A Enel disse ainda que o vendaval que ocorreu na última sexta-feira (3) foi o mais forte dos últimos anos e provocou danos severos na rede elétrica, levando até mesmo à necessidade de reconstrução de alguns pontos.

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Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
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