BusinessTimes

Apoio a premiê do Japão sobe graças a aval de eleitores a medidas contra Covid

27 dez 2021, 10:25 - atualizado em 27 dez 2021, 10:25
O apoio ao gabinete de Kishida subiu para 65%, um aumento de quatro pontos percentuais em relação à pesquisa anterior de um mês atrás (Imagem: Yoshikazu Tsuno/REUTERS)

Quase dois terços dos eleitores do Japão aprovam o governo do primeiro-ministro Fumio Kishida e o público respalda suas medidas contra o coronavírus, inclusive o fechamento temporário das fronteiras à entrada de estrangeiros, noticiou o diário de negócios Nikkei nesta segunda-feira.

O apoio ao gabinete de Kishida subiu para 65%, um aumento de quatro pontos percentuais em relação à pesquisa anterior de um mês atrás, de acordo com o jornal.

Na sondagem mais recente, realizada entre sexta-feira e domingo, 61% dos entrevistados avaliou positivamente as medidas de combate ao coronavírus de Kishida, a cifra mais alta desde que o Nikkei começou a consultar a opinião pública a respeito da reação governamental ao coronavírus em fevereiro de 2020.

Em meio ao crescimento global da variante Ômicron do coronavírus, que é altamente transmissível, Kishida anunciou no final de novembro que o Japão estava proibindo o ingresso de estrangeiros por cerca de um mês. Na semana passada, ele prorrogou a medida até as festas de Ano Novo.

Kishida tomou posse em outubro substituindo Yoshihide Suga, cujo período de um ano como premiê testemunhou a erosão de sua popularidade à medida que a Covid-19 disparava.

O Japão detectou várias centenas de casos novos de coronavírus nas últimas semanas, uma redução acentuada em relação às mais de 20 mil infecções diárias do pico mais recente de agosto.

reuters@moneytimes.com.br