Bancos

Após revisão, Banco Central do Japão diz que comprará menos títulos no próximo mês

31 mar 2021, 10:06 - atualizado em 31 mar 2021, 10:06
BoJ
O BOJ comprará títulos de curto e longo prazo quatro vezes no mês que vem, em comparação com cinco vezes em março (Imagem: Reuters/Kim Kyung-Hoon)

O Banco do Japão (BOJ, na sigla em inglês) planeja reduzir o valor total e a frequência de suas compras de títulos em abril em relação a março, disse a autarquia nesta quarta-feira, após uma decisão deste mês de ampliar a faixa alvo para o rendimento dos títulos do governo com prazo em dez anos.

A medida ressalta a determinação do banco central de permitir que os rendimentos oscilem mais em torno de sua meta de 0%, que foi um dos principais objetivos de uma revisão de política monetária conduzida em meados de março.

O BOJ comprará títulos de curto e longo prazo quatro vezes no mês que vem, em comparação com cinco vezes em março, e comprará bônus superlongos apenas uma vez, em comparação com duas vezes em março, disse o banco.

Como resultado, a compra de títulos do governo convencionais pelo BOJ deve cair cerca de 9%, para 5,9 trilhões de ienes (53,33 bilhões de dólares) em abril, em comparação com 6,45 trilhões de ienes em março.

reuters@moneytimes.com.br