Política

Aposta em juros melhora desempenho das ações e piora da moeda

27 abr 2020, 18:04 - atualizado em 27 abr 2020, 18:04
dinheiro-real-moeda
Bolsonaro disse na segunda-feira que Guedes é responsável pela política econômica, aliviando os temores dos investidores sobre o aumento dos gastos do governo (Imagem: REUTERS/Bruno Domingos)

O real liderou a queda entre as principais moedas, enquanto as ações registraram os melhores ganhos do mundo, à medida que os operadores retomaram as apostas de que o país será capaz de manter os juros baixos por mais tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O real perdeu 1,8%, para R$ 5,6877, depois que o presidente Jair Bolsonaro reforçou seu apoio ao ministro da Economia Paulo Guedes na manhã desta segunda-feira, aliviando parte da preocupação que o Brasil perderia seu czar econômico no meio da pandemia de coronavírus.

A perspectiva de queda nos juros, que diminui o apelo do carry trade do real, está por sua vez impulsionando as ações . O Ibovespa subiu até 4,2%, recuperando parte das perdas de sexta-feira.

Bolsonaro disse na segunda-feira que Guedes é responsável pela política econômica, aliviando os temores dos investidores sobre o aumento dos gastos do governo.

As declarações do presidente acontecem quando seu governo enfrenta a mais forte crise política após a renúncia do ministro da Justiça Sergio Moro na sexta-feira e especulações de que Guedes poderia ser o próximo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora as observações de Bolsonaro sejam importantes, uma maior escalada de tensões alimentará a preocupação com uma “administração disfuncional”, Roberto Secemski, economista do Barclays Capital, de Nova York, escreveu em relatório.

Embora ainda não haja apetite político por um impeachment, será importante observar o índice de aprovação de Bolsonaro, segundo ele.

“As condições ainda podem estar sujeitas a mudanças à medida que a recessão se desenrola e as investigações produzam resultados potencialmente prejudiciais”, escreveu Secemski.

Os títulos soberanos em dólar do Brasil estenderam as quedas de sexta-feira. As notas mais longas caíram entre 1 e 1,6 centavos, com títulos com vencimento em 2037 liderando as quedas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O CDS de cinco anos do país subiu pelo sexto dia para 375 pontos base, maior nível em seis semanas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar