Estados Unidos (EUA)

Apostas se dividem entre 0,75 pp e 1 pp antes da decisão do Fed

21 set 2022, 11:44 - atualizado em 21 set 2022, 11:44
Federal Reserve
Fed deve manter a taxa de juros alta até o segundo semestre de 2023. (Imagem: REUTERS/Chris Wattie)

O mercado espera o fim da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) para saber o quanto o Federal Reserve vai elevar a sua taxa de juros. As apostas estão divididas entre altas de 0,75 e 1 ponto percentual.

De acordo com o rastreador FedWatch do CME Group, a chance de um reajuste de 0,75 pp é mais alta, com 82%. Se confirmada, essa será a terceira alta consecutiva deste patamar.

Já o reajuste mais agressivo, de 1 pp, acumula 18% das apostas e será o mais alto promovido pelo banco central americano em 40 anos.

Há um mês, o reajuste de 1 pp nem estava no radar do mercado. À época, o placar estava em 53% para 0,50 pp versus 47% para 0,75 pp.

O que mexeu nas apostas foi o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), divulgado na semana passada. A inflação subiu 0,1% em agosto e avançou 8,3% no confronto anual, ficando acima das projeções de alta de 8%.

O que esperar

A inflação ainda alta foi um balde de água fria para aqueles que acreditavam que o Fed estava conseguindo controlar a alta de preços e já vislumbrava um fim para o ciclo de altas. Por isso, as altas de 0,25 pp e 0,50 pp estão descartadas para a reunião de setembro.

O banco central tem ainda mais duas reuniões marcadas para 2022, uma em novembro e outra em dezembro. O UBS espera que sejam promovidas duas altas de 0,50 pp nesses encontros.

Já o Bank of America (BofA) projeta um aumento adicional de 0,25 pp logo no início de 2023. Depois disso, a política restritiva será mantida por um tempo, até o Fed começar os cortes – que devem ficar só para o segundo semestre do ano que vem.

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Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
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