Aprovação de Lula atinge maior nível em quase dois anos, aponta pesquisa
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aprovado por 51,2% dos brasileiros e reprovado por 48,3%, mostra a pesquisa Latam Pulse, realizada pelo instituto AtlasIntel, divulgada nesta sexta-feira (24).
Esse é o maior patamar de aprovação desde janeiro de 2024, quando também estava em 51,2%. A desaprovação, por sua vez, atingiu o menor nível desde novembro do ano passado.
Em comparação com o levantamento de setembro, a desaprovação de Lula teve queda de 0,2 ponto percentual, enquanto a aprovação aumentou 0,4 ponto percentual.
De acordo com o instituto, a popularidade do presidente mantém a tendência de melhora observada desde junho deste ano.
- Dados de inflação nos EUA e Brasil no radar hoje; assista ao Giro do Mercado e confira o que mexe com seus investimentos:
Regiões e perfis
A aprovação de Lula supera a desaprovação em quase todas as regiões do país, exceto no Centro-Oeste.
A pesquisa mostra ainda que o presidente tem melhor desempenho entre as mulheres, pessoas com mais de 45 anos e com ensino fundamental e superior.
Na outra ponta, a pior avaliação é encontrada entre jovens e evangélicos, com a desaprovação chegando a 72%.
Lula x Bolsonaro
Enquanto a imagem positiva de Lula supera a negativa (50% contra 49%), a condenação pelo STF elevou a percepção negativa em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que agora chega a 54%.
A pesquisa entrevistou 14.063 brasileiros adultos entre os dias 15 e 19 de outubro, e a margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos.