Esportes

Arábia Saudita busca vaga nas oitavas em duelo contra México

28 nov 2022, 9:55 - atualizado em 28 nov 2022, 9:55
Hervé Renard
Se a Arábia Saudita quiser avançar, terá que vencer o México, independentemente do resultado da partida entre Polônia e Argentina (Imagem: REUTERS/Molly Darlington)

Argentina, México e Polônia eram apontadas com possibilidade de classificação no Grupo C para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar antes da surpreendente vitória da Arábia Saudita sobre os argentinos na primeira rodada do torneio, mas agora os sauditas estão firmes na busca por uma vaga na próxima fase antes do duelo decisivo de quarta-feira contra os mexicanos.

Em suas cinco participações anteriores em Copas do Mundo, a Arábia Saudita se classificou para as oitavas de final apenas uma vez, em sua estréia no torneio em 1994.

No Catar, a Polônia lidera o Grupo C com quatro pontos, um à frente da Argentina e da Arábia Saudita, enquanto o México está com um ponto.

Se a Arábia Saudita quiser avançar, terá que vencer o México, independentemente do resultado da partida entre Polônia e Argentina.

Um empate significaria que eles precisariam que a Polônia vença a Argentina, enquanto uma derrota tornaria a combinação de resultados complicada, porque eles precisariam perder por apenas um gol enquanto esperam que a Polônia vença a Argentina por uma margem maior.

A Arábia Saudita surpreendeu o mundo do futebol quando derrotou a Argentina por 2 x 1 em sua partida de estreia no grupo, perdendo apenas por 2 x 0 para a Polônia em sua segunda partida.

“Ninguém no mundo inteiro pensou que poderíamos jogar neste nível. Sim, na Arábia Saudita conhecemos bem os jogadores, mas eles são desconhecidos dos torcedores ao redor do mundo”, disse o treinador da seleção saudita, Hervé Renard, em uma coletiva de imprensa após o jogo contra a Polônia.

“Nós ainda estamos vivos.”

Como nas duas primeiras partidas, os sauditas serão apoiados por milhares de torcedores devido à facilidade de viajar da Arábia Saudita para o Catar.

“O Catar é a Arábia Saudita e a Arábia Saudita é o Catar. Esta é a nossa terra, as arquibancadas estarão cheias”, disse o torcedor Ismail Hobeish à Reuters.

Renard, de 54 anos, indicou que sua equipe jogará a próxima partida em Lusail contra o México com a mesma energia e desejo.

“Precisamos dos torcedores para fazer história. Quero um estádio verde novamente, talvez joguemos com a camisa branca, mas isso não é importante, queremos o apoio dos torcedores”, acrescentou ele.

No entanto, as coisas não serão fáceis para a Arábia Saudita, dado que o México também tem uma chance de chegar às oitavas de final, e pela oitava vez consecutiva.

O México precisa vencer a Arábia Saudita por pelo menos uma margem de três gols, com a Polônia não perdendo para a Argentina. Se os campeões da Copa América derrotarem os poloneses, isso dependerá do resultado final.

O México se lembrará de nunca ter perdido para a Arábia Saudita em cinco jogos anteriores, e ganhou duas vezes com resultados de 5 x 0 e 5 x 1 em edições de Copa das Confederações.

Mas os mexicanos estão sofrendo ofensivamente e a equipe não marcou nenhum gol nas duas primeiras partidas do Mundial contra Polônia e Argentina. Eles estarão desesperados para impedir que sua campanha no Catar se torne a primeira vez em que não marcam gols em uma Copa do Mundo.

“Enquanto houver chances, precisamos sempre tentar”, disse o técnico do México, Tata Martino. “A Arábia Saudita precisa vencer a partida e marcar gols, e nós também.”

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.