Agenda do Dia

Arcabouço fiscal intensifica racha entre alas política e econômica: Veja o que movimenta a segunda-feira (20)

20 mar 2023, 8:29 - atualizado em 20 mar 2023, 8:31
Haddad e Lula
Lula teria pedido novos cálculos sobre a regra fiscal que substituirá o teto de gastos e mais conversa da parte da Fazendo com a ala política.  (Imagem: Adriano Machado/Reuters)

Diferentemente do que o mercado esperava, o novo arcabouço fiscal não agradou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na sexta-feira, Lula se reuniu por mais de duas horas com os ministros da área econômica, mas as informações de bastidores é que a agenda política e a econômica não estão se encontrando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento) e Geraldo Alckmin (vice e Indústria) defendam que a nova regra fiscal é o que o mercado espera para o controle de gastos, Casa Civil teme que o modelo reduza o espaço para gastos sociais e investimentos.

Com isso, o texto da proposta segue trancado à sete chaves. Lula teria pedido novos cálculos sobre a regra que substituirá o teto de gastos e mais conversa da parte da Fazendo com a ala política.

O embate acabou com o plano de Haddad de anunciar a nova regra antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dia 21 e 22 de março. Segundo o ministro, a pasta cumpriu o cronograma proposto e que, agora, o novo argabou “está na mão dele [Lula]”.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Confira a agenda do presidente Lula desta segunda-feira (20)

Horário Programação Local
9h Reunião com o Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta Palácio do Planalto
10h Reunião com o Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência, Luiz Fernando Corrêa Palácio do Planalto
11h Lançamento do Programa Mais Médicos Palácio do Planalto
15h Reunião com o Ministro da Defesa, José Múcio, Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Comandante da Marinha, Almirante Marcos Sampaio Olsen, e Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno Palácio do Planalto
16h Reunião com o Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, e Presidente da EBC, Hélio Doyle Palácio do Planalto
17h Reunião com o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula Palácio do Planalto

Economia

A semana começa com a agenda esvaziada, mas promete abalar corações. Na quarta-feira o mercado enfrenta duas decisões de juros: do Federal Reserve e o Banco Central aqui no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

La nos Estados Unidos, a dúvida é se o Fed vai segurar a mão no aperto monetário ou se pode até manter a taxa de juros do jeito que está. Um motivo para um eventual fim do ciclo de altas seria o risco trazido pela crise bancária. No entanto, na semana passada, o Banco Central Europeu (BCE) optou por manter o reajuste de 0,50 ponto percentual apesar de o mercado apostar em 0,25 pp e os bancos comerciais pedirem para a autoridade monetária adiar a decisão.

Por aqui, a discussão já é outra: o mercado quer saber quando o Banco Central começará a cortar a Selic. A taxa de juros está estacionada no patamar de 13,75% ao ano desde agosto e a autoridade segue dizendo que as expectativas inflacionárias estão desancoradas e que o governo precisa apresentar mais compromisso com a responsabilidade fiscal.

Confira a agenda econômica desta segunda-feira (20)

Horário País Indicador
México Feriado
8h25 Brasil Relatório Focus
12h20 Argentina Balanço Orçamentário

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Coordenadora de redação
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar