Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Argentina é convidada a sair do índice de ações MSCI, referência global para os mercados emergentes

23/06/2020 - 19:43
Bolsa de valores de Buenos Aires, Argentina
O alerta da MSCI sobre a Argentina ocorre depois de negociações estagnadas entre o governo do país e credores para reestruturar 65 bilhões de dólares em dívidas (Imagem: REUTERS/Marcos Brindicci)

A MSCI Inc, maior provedora de índices do mundo, alertou nesta terça-feira que o Índice MSCI Argentina poderia ser removido do Índice de Mercados Emergentes da MSCI, caso se tornasse mais difícil para investidores estrangeiros acessarem seu mercado de ações.

Em um comunicado, a MSCI também alertou que a Turquia poderia ser removida do Índice de Mercados Emergentes e afirmou que reclassificaria seu índice da Islândia de mercado “independente” (não incluso no índice para mercados emergentes nem no índice para mercados de fronteira) para mercados de fronteira.

O alerta da MSCI sobre a Argentina ocorre depois de negociações estagnadas entre o governo do país e credores para reestruturar 65 bilhões de dólares em dívidas.

A Argentina impôs duros controles de capital no ano passado, depois que um colapso do mercado levou a um dramático salto na demanda por moeda estrangeira.

“As autoridades argentinas precisam perceber que a aplicação prolongada dos controles de capital ou a introdução de outros controles de capital podem forçar a reclassificação dos índices MSCI Argentina dos status de Mercados Emergentes para status de Mercados de Fronteira ou Mercados Independentes”, disse a MSCI.

Os índices podem canalizar bilhões de dólares de fundos que acompanham índices para economias em desenvolvimento. Mudanças nas ações e títulos que compõem os índices podem alterar para onde esses fundos vão e em que quantia.

Leia mais sobre: , , ,

Última atualização por Gustavo Kahil - 23/06/2020 - 19:43

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web