Internacional

Argentina modificará disposição de poderes executivos em projeto econômico de emergência

18 dez 2019, 13:58 - atualizado em 18 dez 2019, 13:58
Argentina Bandeira
A proposta do governo busca fundos para reforçar os gastos sociais (Imagem: Reuters/Marcos Brindicci)

Um projeto econômico de emergência apresentado ao Congresso da Argentina nesta semana será modificado em uma tentativa de obter apoio ao reduzir os poderes executivos contidos na medida, disseram nesta quarta-feira os parlamentares aliados ao presidente Alberto Fernández.

A proposta do governo busca fundos para reforçar os gastos sociais à medida que o novo governo de Fernández enfrenta uma inflação de quase 55% e uma economia que deverá recuar pelo terceiro ano consecutivo em 2020.

O projeto de lei “Solidariedade Social e Reativação da Produção” também aumentaria os impostos sobre exportação de grãos.

A mudança proposta visa a uma disposição que daria ao poder executivo poderes maiores para “redesenhar” os departamentos governamentais. A nova linguagem “poderia ajudar a obter apoio entre os parlamentares da oposição”, informou o jornal financeiro local El Cronista.

O membro da Câmara dos Deputados Dario Martínez, do partido de Fernández, propôs que o artigo que concede esses poderes seja removido do projeto, de acordo com o serviço de notícias estatal Telam.

“Estamos trabalhando nessa mudança”, disse à Reuters o parlamentar José Ignacio de Mendiguren.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar