Internacional

Argentina: O que esperar do pacote econômico de Milei?

12 dez 2023, 11:05 - atualizado em 12 dez 2023, 11:05
Javier Milei
Javier Milei, presidente da Argentina. (Imagem: REUTERS/Agustin Marcarian)

As primeiras medidas econômicas do novo presidente da Argentina, Javier Milei, devem ser anunciadas nesta terça-feira (12) por Luis Caputo, ministro da Economia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre o mercado, uma das maiores expectativas é em relação a como o presidente irá promover reajustes nas contas públicas da Argentina. Anteriormente, Milei prometeu um ajuste fiscal da ordem de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, como forma de deter a inflação.

No entanto, a medida foi considerada forte por economistas. A colunista Míriam Leitão, do O Globo, indica que existe uma expectativa de que, caso essa medida se concretize, é possível que recessão na Argentina seja acentuada.

Nesta segunda-feira (11), presidente da Argetina determinou restrições para operações com o dólar.

Com a medida, para comprar o dólar com a taxa oficial será necessário obter uma autorização prévia do Banco Central. Os jornais argentinos indicam que, na prática, a medida é uma espécie de “feriado cambial”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ministros de Javier Milei

No último domingo (10), Javier Milei assinou seu primeiro decreto, oficializando a redução dos ministérios do seu governo. Agora, serão nove pastas.

O governo anterior, do ex-presidente Alberto Fernández, contava com 18 ministérios. Durante o período eleitoral, uma das promessas feitas por Milei era a redução do número de ministérios. Confira os ministros:

  • Cúneo Libarona – Justiça

Mariano Cúneo Libarona é advogado e faz parte do escritório jurídico Estudio Cúneo Libarona. Ele ingressou no Poder Judiciário Nacional em julho de 1981, no Juizado Nacional de Primeira Instância em Matéria Criminal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Patricia Bullrich – Segurança

Patricia Bullrich é formada em Humanidades e Ciências Sociais e possui mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade de San Martín. Ela atuou como ministra da Segurança, de 2015 a 2019, durante o governo de Mauricio Macri.

Atualmente, ela é presidente do Propuesta Republicana, que integra a coligação Juntos por el Cambio.

  • Luis Caputo – Economia

Luis Caputo é economista e iniciou sua carreira política em 2015, quando ocupou o cargo de secretário de Finanças no governo de Mauricio Macri. Em 2017, foi nomeado ministro da Economia. No entanto, permaneceu três meses no cargo.

  • Guillermo Ferraro – Infraestrutura

Guillermo Ferraro é formado em Administração e foi subsecretário de Infraestrutura e Telecomunicações de Buenos Aires.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, foi presidente do banco Bisel de 1988 a 1981. Entre 2010 e abril de 2023, foi diretor de Infraestrutura e Governo da KPMG na Argentina.

  • Diana Mondino – Relações Exteriores

A economista Diana Mondino foi gerente-geral para a América Latina na Standard & Poor’s entre 1997 e 2005. Além disso, foi diretora da holding elétrica Pampa Energía.

  • Sandra Pettovello – Capital Humano

A jornalista Sandra Pettovello assumirá o Ministério de Capital Humano, um dos “superministérios”. A pasta irá contemplar as áreas de Desenvolvimento Social, Saúde, Trabalho e Educação.

Em 2022, Pettovello foi nomeada vice-presidente da União do Centro Democrático (Ucede) de Buenos Aires.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Guillermo Francos – Interior

O advogado Guillermo Francos foi representante da Argentina no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) de 2019 a 2023 e, agora, assume o Ministério do Interior.

  • Luis Petri – Defesa

O advogado Luis Petri foi deputado nacional entre 2013 e 2021. Neste ano, concorreu nas eleições como pré-candidato para o governo de Mendoza, mas foi derrotado por Alfredo Cornejo.

  • Mario Russo – Saúde

Mario Russo é formado em medicina, pela Universidade Nacional de Buenos Aires. Entre 2020 e 2022, ele foi diretor de Assuntos Governamentais da AySA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
laura.santos@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar