Agronegócio

Argentina, terceira maior exportadora de milho do mundo, terá safra menor por “dificuldades econômicas”

29 jul 2020, 14:58 - atualizado em 29 jul 2020, 14:58
Agronegócio, Milho
As estimativas para ambos os cultivos são inferiores às divulgadas pelo USDA em seu relatório de junho sobre oferta e demanda global de grãos (Imagem: Pixabay)

O adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) na Argentina estimou a safra de milho 2020/21 do país sul-americano em 47,6 milhões de toneladas, e a de trigo em 20 milhões de toneladas, segundo um relatório publicado pelo órgão nesta quarta-feira.

As estimativas para ambos os cultivos são inferiores às divulgadas pelo USDA em seu relatório de junho sobre oferta e demanda global de grãos, no qual a entidade projetou a produção argentina de milho em 50 milhões de toneladas e a de trigo em 21 milhões de toneladas.

“Dificuldades econômicas no setor agropecuário estão fortalecendo um ambiente avesso ao risco na tomada de decisões para a semeadura (de milho)”, disse o representante do USDA, que prevê uma área de 5,9 milhões de hectares para o cereal, ante 6,2 milhões de hectares na estimativa do departamento.

No momento, os produtores argentinos colhem os últimos lotes de milho da temporada 2019/20. A nova safra do cereal terá início em setembro.

Em relação ao trigo 2020/21 da Argentina, o adido do USDA disse que calcula uma produção menor que a informada pelo governo norte-americano por causa do clima adverso que afeta algumas regiões do país.

Segundo o boletim do adido, o “clima seco em algumas áreas reduziram as expectativas para o total da área semeada, impactando particularmente a província de Córdoba e províncias do norte argentino.”

A Argentina é a terceira maior exportadora de milho do mundo, além de importante fornecedora de trigo.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.