Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

As 5 maiores do S&P 500 estão cada vez mais dominantes

04/01/2020 - 15:58
Mercados
Segundo o colunista Marink Martins, as empresas vem se aproveitando de um ambiente de taxas de juros baixíssimas para se alavancarem (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

No gráfico abaixo você tem o somatório das participações, em termos percentuais, das 5 maiores empresas do índice S&P 500.

Temos aí um indicador que, historicamente, tende a reverter a uma média. Dito isso, não devemos ignorar as seguintes possibilidades dentro de um conceito “THIS TIME IS DIFFERENT” (desta vez, por alguma razão, temos algo diferente):

Entramos em um mundo onde OS VENCEDORES LEVAM TUDO! Mesmo que este seja o caso, seria simplesmente uma questão de tempo para que outros vencedores “roubem participação” das 5 maiores.

Entramos em um mundo onde as próprias empresas recomprarão suas ações ad infinitum. As empresas vem se aproveitando de um ambiente de taxas de juros baixíssimas para se alavancarem.

Ao invés de investir em produção/expansão, utilizam os recursos captados para recomprar suas próprias ações. Temos aí “financial engineering” na veia! Isso tem um limite!!!

Entramos em um mundo onde o investidor, se sentindo empoderado e amparado por uma espécie de garantia emitida pelos próprios bancos centrais, não quer mais saber de fundos ativos.

É mais fácil investir diretamente via Índice/etf; seja ele o BOVA11 (IBOV), SPY (S&p 500), DIA (DOW JONES INDUSTRIAL). Em um mundo dominado por “indexing”, as maiores empresas tendem a se beneficiar.

Poderia especular a respeito de outros alternativas. Entretanto, vou deixar aqui a minha alternativa conspiratória.

Tim Cook, CEO da Apple, foi convocado a Casa Branca pelo “camarada” Trump. Chegando lá, bebeu uns martinis, e ouviu o seguinte do Mr. Tariff Man:

Tim, você é o cara! A Apple deriva 20% de sua receita das vendas na China. Do jeito que tá, vai ficar ruim para você e pra mim também. Como sua empresa tem um nível de alavancagem muito baixo, julgo que seria uma boa você tirar proveito dos juros baixos, levantar recursos via dívida, e utilizá-los para recomprar suas ações.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Assim, você me faz um grande favor ao manter a principal ação norte-americana em uma crescente. Isso vai me ajudar muito em minha campanha de reeleição.

Em contra-partida, vou fazer de tudo para conversar com o meu camarada Xi para eliminarmos aquelas tarifas agendadas para entrar em vigor no dia 15/12, que, convenhamos, só irá trazer malefícios ao mundo.

Assim, o preço das ações da Apple subiu 85% no ano. Já as da Amazon, comandados pelo rival do cabeleira, Jeff Bezos, não contaram com a mesma sorte, se valorizando somente 20% no período.

É isso aí, que venha 2020!!! Roll The Bones!!!

 

Última atualização por Rafael Borges - 04/01/2020 - 19:58