As 7 ações mais atraentes do mercado agora
O time de estrategistas para América Latina do Santander, liderado por Daniel Gewehr, mergulhou em suas análises para identificar as ações mais atraentes do mercado brasileiro agora. O objetivo do estudo foi encontrar evidências que comprovem o melhor desempenho de algum estilo específico de investimento em empresas brasileiras.
A filosofia por trás deste exercício é o value investing, que é uma estratégia de investimentos com o foco em encontrar ações negociadas abaixo do seu valor intrínseco. O banco optou por algumas métricas para encontrar estes ativos que os investidores, no momento, estão pagando “menos do que valem”.
A equipe avaliou ações que estão sendo negociadas a múltiplos mais baixos do que a média do benchmark (índice IBX 100), com concentração da análise em três indicadores principais: Preço/Lucro, Valor da Firma/LAJIDA e Preço/Valor Patrimonial.
Resultados
O Santander avaliou as companhias que estão no primeiro quartil de determinado múltiplo e concluiu que os indicadores que mais funcionaram foram: Preço/Lucro dos últimos doze meses, com uma rentabilidade de 549% entre 2006 e 2017, o que corresponde a um alfa de 236% contra o Ibovespa e Valor da Firma/LAJIDA para os próximos doze meses, apresentando rentabilidade de 486% (alfa de 179%) no mesmo período analisado.
Desta forma, os ativos selecionados forma: Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC4), Itaúsa (ITSA4), Iochpe-Maxion (MYPK3), MRV (MRVE3), Qualicorp (QUAL3) e Sul América (SULA11).