Giro do Mercado

‘As dissidências mostram que o Fed pode começar a rachar’; especialista comenta tarifas e juros no Brasil e EUA

31 jul 2025, 13:27 - atualizado em 31 jul 2025, 13:27

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão do Federal Reserve (Fed) pela manutenção da taxa de juros nos Estados Unidos já estava precificada. No entanto, o que chamou atenção do mercado foi a votação do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto), que teve duas dissidências entre os 12 membros o que não acontecia desde 1993.

No Giro do Mercado desta quinta-feira (31), o jornalista Vinicius Pinheiro, diretor de redação do Money Times, recebeu Claudio Pires, sócio-diretor da MAG Investimentos, para analisar os sinais do Fed e do Copom após as decisões de ontem (30).

“Essa dissidência mostra que o Fed está começando a rachar, começando a mostrar fissuras em relação ao comando. E certamente as críticas totalmente abertas do presidente Donald Trump à autoridade monetária não contribuem”, afirma Pires.

Segundo o especialista, a situação contraria uma expectativa histórica sobre o Fed, de que o chairman Jerome Powell deveria conduzir os participantes do Fomc para um voto de consenso, o que não aconteceu ontem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na ocasião, Michelle Bowman e Christopher Waller, indicados por Trump, votaram por um corte de 25 pontos base por identificarem sinais de crescente desaceleração econômica.

Em relação a Waller, o especialista afirma que a postura e o posicionamento podem deixá-lo em uma posição de disputar a sucessão da presidência do órgão, já que Powell não deve ser reconduzido ao cargo após o fim do mandato, em 2026.

Para a próxima reunião, em setembro, a MAG Investimentos mantém a expectativa de corte de 25 pontos base, mas Pires ressalta que as projeções estão divididas entre manutenção e corte. Os próximos dados econômicos devem ditar a expectativa.

Juros no Brasil seguem em 15%

Em relação ao Brasil, a decisão de manutenção da Selic em 15% também não surpreendeu. A projeção da casa é que o próximo corte ocorra apenas em março de 2026, com movimentos curtos, de cerca de 0,25 ponto percentual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pires considera que a postura mais hawkish (dura) do presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, surpreende o mercado, após ser indicado pelo presidente Lula.

Na visão dele, Galípolo está em um processo de “compra de credibilidade” em meio a desconfiança do mercado, dado que foi indicado por um governo leniente com o fiscal.

“Ele precisa se mostrar muito mais duro para conseguir conquistar credibilidade e fazer com que as projeções de longo prazo venham para dentro da meta e o custo disso vem para o país, com uma Selic ainda mais alta do que o BC precisaria”, disse Pires.

Além dos juros, o especialista comentou sobre a questão tarifária dos EUA com o Brasil. Para ele, o impacto ainda pode ser relevante, mas as isenções aliviam grande parte dos segmentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O programa ainda contou com participação de Renan Dantas, editor-assistente do Money Times, para comentar os resultados do Bradesco (BBDC4). Para acompanhar o Giro do Mercado na íntegra, acesse o canal do Money Times no YouTube.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar