As novidades da Komatsu, Valtra, JCB, Baldan e Catterpillar na Agrishow

Além dos lançamentos anunciados pela John Deere, Massey Ferguson e Fendt, outras empresas do setor de máquinas agrícolas como a Komatsu, Valtra, JCB, Baldan e Catterpillar apresentaram novos produtos durante a Agrishow.
A feira movimentou R$ 14,6 bilhões em intenções de negócios para máquinas agrícolas, um avanço de 7% contra 2024.
A JCB apresentou sua carregadeira 437ZX AGRI, dedicada ao setor de cana-de-açúcar. Fora isso, a empresa levou o telemaster, carregadeira com braço telescópico TM320. A empresa projetou um aumento de 10% em negócios frente a edição anterior.
- VEJA TAMBÉM: Copom vai anunciar decisão dos juros nesta quarta-feira (7); saiba onde investir após o anúncio da nova taxa Selic
“A 437ZX chega para atender produtores que precisam de uma máquina multifuncional, robusta e eficiente. É uma solução ideal para o agro brasileiro, que cada vez mais busca produtividade com tecnologia. Já o telemaster é um conceito que não existe no Brasil”, destaca Adriano Merigli, CEO da JCB América Latina.
Komatsu
Paulo Torres, vice-presidente da divisão de construção da Komatsu, conta que a empresa lançou a pá-carregadeira WA150-6, além da versão nacional da carregadeira WA380-6 na Agrishow — o modelo mais popular da companhia, que agora é produzido no Brasil.
“A classe A, dessa carregadeira de pequeno porte de 8 toneladas, se diferencia pelo fato de ela ter a mesma configuração mecânica de uma carregadeira de porte maior, ou seja, um motor e duas bombas. É uma máquina que gera uma eficiência maior com um menor consumo de combustível”.
Valtra
A Valtra, da AGCO (NYSE: AGCO), lançou sua linha serie S6 de tratores na Agrishow, projetada e fabricada na Finlândia, que conta com os modelos S346, S376 e S416, com potências máximas de 345 cv, 375 cv e podendo chegar até 425 cv e torque de até 1.750 Nm.
O motor de 8,4L possui grande volume e novo sistema de admissão de ar com turbo único, o que significa maior economia de combustível e confiabilidade, atingindo potências máximas a 1.850 rpm do motor. Ou seja, 7% menos rotações e entre 10% a 15% menos consumo de combustível.
“Temos uma redução de 20% – 30% para o combustível devido por conta da transmissão contínua e variável que independe do operador. Ou seja, ele não precisa trocar a marcha, com o trator se adaptando a melhor marcha para operação”, diz Cláudio Esteves, diretor de vendas.
Fora isso, a Valtra também anunciou nova barra de 42 metros para os pulverizadores da Série R, modelos R530 e R535. Enquanto as versões de 24, 30 e 32 metros são totalmente fabricadas em aço carbono, e a de 36 metros combina aço carbono com alumínio em parte da estrutura, a nova barra se destaca por unir três materiais distintos. Ela conta com trechos em aço carbono, uma treliça estrutural em alumínio e a parte central feita em fibra de carbono.
Para a feira, a Valtra projetou um crescimento entre 5% e 10% na comparação com a edição de 2024.
Baldan
A Baldan, uma das empresas fundadoras da Agrishow, destacou a ampliação da sua linha de pulverizadores, com a versão canavieira do AVOLA, com capacidade de 2.500 litros e desenvolvida especialmente para atender às demandas do cultivo de cana-de-açúcar. Além da versão canavieira, a Baldan também destaca o novo modelo de 3.500 litros, voltado para grandes propriedades.
“O maior desafio das empresas de máquinas deste ano ficou para a viabilização de crédito para o produtor. Com isso, criamos uma ilha de soluções financeiras Baldan, buscando oferecer a melhor solução para o produtor, além do nosso Consórcio Baldan”, comenta o CEO, Fernando Capra.
Além disso, a Baldan firmou uma parceria com a Desenvolve SP, a agência de fomento do Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa faz parte da nova linha de crédito lançada oficialmente com objetivo de facilitar a aquisição de máquinas e implementos agrícolas.
A linha Agro Máquinas possui uma condição de até 60 meses e taxas pré-fixadas a partir de 12,81 a.a., o que significa uma boa oportunidade visto que a Selic está 14,25% ao ano e com projeções de alta.
Catterpillar
A Cattepillar, por sua vez, apresentou as recém-lançadas Cat 250 e Cat 260, uma nova geração de minicarregadeiras.
A empresa também apresentou a recém-lançada motoniveladora 915F da marca SEM, para o mercado brasileiro, equipada com motor SDEC e sistema hidráulico com válvula PPPC e detector de carga para movimento consistente e preciso da lâmina e consumo de combustível reduzido.
“Essas máquinas servem tanto para pequenos ou grandes produtores, sendo muito versáteis. A motoniveladora é muito boa para manutenção de estradas”, disse Dennis Ventura, vice-presidente de vendas e marketing.